O TONECAS DE MASSAMÁ


A arrogância do 1º ministro, suportada pela subserviência (que nem por decoro disfarça), aos líderes que vão levar a Europa à capitulação total, leva-o ao desplante de afrontar o Presidente na matéria em que Passos nem para seu estagiário serve.
O menino Tonecas de Massamá, qual iluminado, sem curriculum para além de meia página A4, contradiz de forma acintosa a opinião do Presidente, que quer se goste ou não, é um insigne professor de Economia e Finanças reputado na matéria.
Cavaco Silva nos EUA, apontou com muito a propósito a lentidão e ineficácia da reacção das instituições europeias à crise do euro e reafirmou que o BCE na situação actual é a solução mais clara e evidente. A sua afirmação não foi para o Correio da Golegã, foi numa entrevista ao Washington Post. Para Cavaco e numa visão correcta, o BCE deveria comprar de forma mais agressiva obrigações dos países pressionados pelos mercados, a exemplo do que faz a Reserva Federal dos EUA (FED). A intervenção do BCE contribuiria para a estabilização dos custos de financiamento. Numa situação de anormalidade dos mercados deverá existir um financiador de última instância. Já à CNN,  Cavaco Silva havia criticado as hesitações e a cacofonia dos líderes europeus, que demoraram demasiado tempo a compreender a pandemia da crise.
O que fez o Tonecas de Massamá?
Atónito e eventualmente acossado pelo eixo franco-prussiano, que lhe deve ter dito para calar o Presidente, ataca-o sem qualquer sensatez. Fica-se com a ideia de que se trata de um piloto de carrinhos de feira popular, a dar aula de condução a um piloto de fórmula 1.
O pavor de cair em descrédito perante os patronos, leva-o no mínimo,  à deselegância de tentar desacreditar as afirmações do Presidente que se encontra em visita oficial nos EUA.
O Presidente que  muitas vezes  criticamos pela inacção durante o 1º mandato, em que contemporizou com os disparates socialistas, tem sido a única voz que não se agacha a Troikas e afins, dizendo que se cumprirá o acordo, mas apontando caminhos distintos da cartlha neo-liberal.
O Presidente sabe que a política dos Chicago Boys, (em Portugal sem o chi),  não vai dar grande resultado, sabe que os mais frágeis vão ser devastados e a seguir os mais fortes vão abanar, sabe que a austeridade sem o crescimento da economia real terá repercussões irreparáveis, daí a sua veemência na crítica quando ela melhor se pode ouvir, nos EUA.
Se o Tonecas de Massamá procura a unanimidade no discurso, mais fácil parece ser com o líder da oposição, outro estagiário na matéria, que está amarrado aos distúrbios que o seu mano fez antes de ir estudar para Paris e vai ter de pagar os prejuízos por ele.
O Presidente parece ter recuperado da letargia a que nos habituara e já é cognominado pelos correligionários, como força de bloqueio, bem haja que o seja...

Sem comentários:

Enviar um comentário