OS MERCADOS

        Atacar os mercados é um erro...
Lisboa
O JRW atento foi a alguns dos principais mercados de Lisboa e Porto auscultar a reacção dos comerciantes às medidas de austeridade, impostas propositadamente para acabar com as dúvidas dos mercados.
Em Lisboa, ouvimos a D. L. Soveral.
P- Está satisfeita com as medidas?
R- Quais medidas?
P- As de austeridade...
R- Não me venha com palavras difíceis, o que é que isso quer dizer?
P- Medidas para reduzir ao déficit...
R- Ó homem, que é que nós temos a ver com isso? Só sei que cada vez há menos freguesia e os supermercados acabam com a pouca que a gente tem. Se esses bandidos ainda vão pôr tudo mais caro e cortar nos salários, então a praça vira feira de antiguidades.
P- Mas as medidas foram para acabar com as dúvidas que os mercados tinham...
R- Desculpa esfarrapada, nunca vi ninguém daqui pôr dúvidas nenhumas, nem o Zé do talho que tem a 4ª classe completa, perguntou nada. Pôr a culpa em cima de nós, é para o povo ir comprar ao Modelo e ao Pingo Doce. Estão todos feitos com o Belmiro e o Jerónimo.
D.L. Soveral
P- Então as dúvidas persistem?
R- Que dúvidas? Que eles são uns completos incompetentes? Ninguém tem dúvidas, toda a gente sabe que são. Que é para melhorar as condições de Portugal? Toda a gente sabe que não , gastaram tanto que agora não sabem como pagar. Que dúvidas? O mercado aqui, já sabia disto tudo, dizer que tínhamos dúvidas?....uns garotos a passar a culpa para os comerciantes...
Bolhão
No Bolhão no Porto, a opinião não foi muito diferente.
P- D. Rosa Caramalha as dúvidas do mercado dissiparam-se?
R- As dúvidas siparam-se?
P- Sim, foi esse o objectivo das medidas de austeridade...
R- Como vamos sipar as dúvidas, se o mercado aqui continua sem  saber bem o que lhe vai acontecer? Se vai passar a shopping e passamos a vender a fruta e o peixe de marca. O carapau é da Armani e as laranjas da Gabana...e esses garotos vêm para cá dizer que foi para acabar com as dúvidas? Ninguém nos disse nada como isto vai ficar, como é que acabaram as dúvidas?
D. Rosa Caramalha
P- O país vai sofrer com as medidas de austeridade e o objectivo foi tirar as dúvidas aos mercados e os senhores continuam a duvidar?
R- Olha que c...., então a culpa é nossa? Nem o fiscal do mercado sabe de nada, ontem quando soubemos disso perguntamos ao Gomes, se as dúvidas estavam resolvidas. O Gomes disse que tinha faltado porque teve uma consulta, mas que ninguém lhe tinha dito nada. Portanto veja bem ,se nem o fiscal sabe, como sabemos nós? Se os gajos fizeram isto tudo para acabar com as dúvidas, voltaram a enganar a freguesia, aqui ninguém sabe de nada, mantêm-se as dúvidas...e mais, eles que venham cá nas eleições para as fotografias, que aí é que vão acabar as dúvidas...ai vão vão...
Depois destas opiniões, verifica-se que as medidas pecam por um esclarecimento, pois os mercados mantém as dúvidas e as certezas que tinham antes. O esforço que vai ser pedido ao país por causa dos mercados, não foi ainda compreendido pelos destinatários. A manter-se este estado de coisas, o Governo deverá voltar à posição inicial e promover uma campanha de esclarecimento junto dos mercados, para que se evitem mais sacrifícios em vão.
Já depois da auscultação que fizemos aos mercados, começam a surgir vozes reputadas a corroborar a opinião do JULIUS RIMANTE, de que os mercados não estão convencidos. As dúvidas não se dissiparam, pelo que urge implementar mais medidas.
@reportagem de juca santomé especialista do JRW em mercados municipais.


Sem comentários:

Enviar um comentário