ÁTILA XXI


Grão a grão, passo a passo, o vírus como se de um exército se tratasse vai ocupando países. Desta feita é a Itália, com as  yelds (juros) da dívida a atingir 6.6 % muito perto dos 7 % que o antigo ministro da Finanças considerava o patamar limite, para se pedir socorro.
O preço dos famosos  CDS (credit default swaps), que segura o risco em caso de falência passaram para 510 pontos base, 10 pontos acima da linha vermelha (500).
Berlusconi será a próxima vítima,  que já tem várias personalidades no jazigo político de família: Sócrates, Zapatero e Papandreu.
Muitos outros se lhe seguirão, alguns deles já da nova vaga que tenta servir de travão ao exército invasor.
Nesta passagem,  o Átila do sec. XXI arrasa tudo e todos, administração pública, empresas e cidadãos , vidas presentes e futuras, projectos e sonhos. É o inferno de Dante.
O único antídoto que descobriram até ao momento, tem o nome de austeridade, mas já se percebeu que falta mais qualquer coisa para que haja alguma eficácia no combate ao expansionismo do vírus.
Os países que são alvo do Átila XXI (risco de default) protelam até quando podem, mas a capitulação tem sido o destino.
Esta semana a Itália vai-se render e a Espanha não tem capacidade para suster o inimigo, cada vez mais forte e a ganhar espaço de acção com a desorientação europeia.
A infografia dá já várias capitulações: Islândia, Irlanda, Grécia, e Portugal, acabaram-se os pequenos, agora vem a arraia graúda, nada que se não soubesse, excepto a chanceler Merkel...


Sem comentários:

Enviar um comentário