PASSOS COELHO E MAO TSÉ-TUNG


Mao Tsé-Tung o grande líder da Revolução Chinesa escreveu um conjunto de textos que se celebrizaram na colectânea  “Sobre a Prática e a Contradição”,
O nosso primeiro ministro pode ser a reencarnação do modelo de que se serviu  Mao para os seus escritos.
Se recuarmos uns curtíssimos meses e atentarmos às suas várias intervenções, quer como líder da oposição e depois como candidato às eleições, o homem conseguiu uma coisa notável, fez o contrário de tudo o que disse, nem Sócrates conseguiu um tal recorde.
Percebe-se bem que não estava preparado para coisa nenhuma e desconhecia completamente o estado do país.  O primeiro ministro que até parece bom rapaz, estava preparado para tomar conta duma Junta de Freguesia, para depois poder ambicionar uma câmara, agora para a empreitada em que se meteu não tem alvará.
Passa no you-tube uma colectânea das suas intervenções durante esse período com a duração de 9 minutos, que é uma homenagem de Passos ao livro de Mao.
Até uma criança ele enganou sobre o corte no subsídio de Natal, qualificando a atoarda como um perfeito disparate.
Já se sabia que o curriculum do Dr. Passos não era coisa de nos fazer babar de inveja, presidente do conselho de administração de uma empresa com 3 funcionários e uma passagem pela JSD.
Mas os portugueses têm destas coisas, gostam de dar oportunidades aos mais novos, principalmente quando mais ninguém se apresenta ao serviço, já tinha sido assim com Sócrates, repete-se novamente com Passos e parece que não vai ficar por aqui,
Um dos seus célebres discursos pré-governo  foi o climax, pois disse que com ele as palavras passavam a ter sentido e não seriam mais a mera retórica da politiquice. Cruzes, ou o homem estava possuído ou foi depois vítima de bruxarias poderosas.
Para ilustrarmos que se trata de um vírus impregnado nas entranhas do primeiro ministro, atente-se à imagem dos seus ditos de ontem e anteontem.
Anteontem “só saímos da crise empobrecendo”, ontem que o “2012 será o bilhete para sair da crise”. Desmontar isto não é para amadores, mas não custa tentar, em última análise o que se percebe é que 2012 será o início do empobrecimento, que se intensificará à medida que o tempo corre, pois só sairemos da crise empobrecendo. É legitimo deduzir que quanto mais pobres melhor será para  a saída da crise...
Mas que raio de conversa para um 1º ministro e aquela de meter o bilhete pelo meio, com o aumento do custo dos transportes também não foi feliz.
O Dr. Passos passa a vida a desdizer o Dr. Coelho de antigamente, o tal que dizia que já não havia espaço para mais sacrifícios dos portugueses e que o equilíbrio das contas só poderia  ser pelo lado da despesa,
Este Clark Kent transformado subitamente em Superman está a breve tempo de virar Superpateta.

Sem comentários:

Enviar um comentário