A CRISE E AS ALTERNADEIRAS


A crise tem pelo menos uma vantagem,  desde os motoristas de táxi, passando pelas alternadeiras, até aos grandes pensadores, não há quem não discuta o tema.
Antigamente no meio das telenovelas havia notícias, agora no meio das notícias há telenovelas.
Toda a gente trata por tu a Merkel, o Sarkozy, o Barroso e  não há quem não fale mal dos gregos,  O metro, o comboio  e os autocarros são autênticos repositórios de ciência económica e política.
O CSI também ajuda a criar clima, pois toda a gente acha que os culpados deveriam ser castigados, mas só a polícia técnica americana seria capaz de os apanhar, pois tem equipamento sofisticadíssimo e pessoal especializado.
Os ilustres pensadores e opinion makers não sabem muito mais que os outros, mas falam melhor.
Cada um deles e são muitos, faz o elogio fúnebre com elevada eloquência, mas nada fizeram para evitar a morte do Zé, que foi assassinado à queima-roupa.
Faz lembrar aqueles funerais de um membro da Mafia, em que os que liquidaram o defunto, estão no velório e são dos que mais choram e animam a família da vítima.
Basta assistir aos debates e colóquios das televisões, para se validar o que acabamos de dizer.  Veja-se por exemplo os comentadores contratados à política , tipo Prof. Marcelo, para se perceber a confusão.  Anos a fio a debitarem comentários sobre isto e aquilo e sobre o essencial nada,  Um aviso que fosse, atenção que o país está falido e é preciso tomar medidas. Concerteza estavam como nós... não sabiam de nada...
A malta anda atónita com a situação, não percebe como se deu cabo de tanto dinheiro no BPN e o Dr. Loureiro ainda recebia uma pensão vitalícia.
Também se assiste a um fenómeno curioso, é a primeira vez que o país não tem uma personalidade que seja, com voz inquestionável e prestigiada.  Até o Presidente é criticado publicamente pelos seus amigos de partido. Nem Sócrates  ousou afrontar directamente Cavaco, agora foi um punhado de correligionários que o acusaram de inconveniente.
 No parlamento é um forrobodó, os ministros são enxovalhados e defendem-se sem convicção e conforme podem,  O Dr. Basílio Horta que já foi presidente do CDS e agora é deputado pelo PS, é dos que mais fala e mais deveria estar calado.  A sensação que se tem quando se vê o homem é de náuseas, mas não é o único...
Este folclore dá vontade de rir, pois nenhum dos figurantes risca nada no processo, só se querem aguentar, pois os que contam para o totobola falam outras línguas e não estão cá.
Mas quando se vê o espectáculo das cimeiras de Bruxelas,  Oh meus amigos, aquilo é o Bolhão em campanha eleitoral, à chanceler Merkel só falta o avental e ao Sarkozy o fato de Superpateta. Que falta de nível e de dignidade de Estado, é uma feira.  Correm daqui para ali, telefonam para estes e para aqueles, cancelam agora e marcam para depois, insultam-se e culpam-se uns aos outros.  Até os banqueiros lhes  trocam as voltas e tudo porquê?
Porque eles não sabem o que fazer e também sabem que o que fizerem mais valia estarem quietos. Deixaram a criatura ir tão longe, que agora já não dá para a agarrar, o terror está na rua.


Sem comentários:

Enviar um comentário