CARTA DE PORTUGUÊS PARA GREGO



Caro Demetrius:
Espero que  estejas bem, assim como a Adonaide e o Agamedes.
Como sabes a vida por aqui começa a parecer-se com a vossa.  Vocês gastaram tanto como nós, a diferença é a de que vocês esconderam a despesa, mas o grave é se escondessem o dinheiro. Cá não, desapareceu o dinheiro e ninguém sabe da despesa.
Como sabes também sou 2º oficial de uma repartição, tal como tu, mas nem imaginas como nos tratam, antigamente todos nos respeitavam  e por vezes até se atemorizavam (...impostos...), agora entram na Repartição numa berraria e a dizer que somos a desgraça da nação. Chego ao ponto de trabalhar de fato de macaco, pois o ambiente aquece de tal forma que o melhor é sair pelas traseiras. O Governo está muito preocupado connosco e para não sermos tão atacados pelos civis, diminuiu-nos ao salário e vai cortar 4 meses  e meio nos próximos 2 anos.  A princípio não achamos correcto, mas  agora vendo bem as coisas até estamos de acordo, temos de fazer sacrifícios e o dinheiro não é tudo.  O país vai-nos ver com outros olhos e vamos poder dizer outra vez que somos funcionários públicos, porque actualmente a gente diz que é tudo menos isso.  Tenho duas colegas que dizem que são massagistas e trabalham de óculos escuros, ligueiro  e cabeleira, sempre são mais respeitadas.
Demetrius, sabes que a desculpa para tudo são vocês, os gregos fizeram isto aquilo e aqueloutro e nós não somos a Grécia.  Ainda não percebi a diferença, pois pelos vistos estamos ambos falidos, a diferença deve estar no clima, mas temos cá uma ilha parecida com as vossas em que o chefe fez o mesmo que vocês, gastou, escondeu as facturas e foi reconduzido.
Por cá e também por aí segundo tenho lido, a classe média passou a  ser a classe mais alta, pois esticaram-na tanto que cresceu uns bons centímetros, ao ponto de toda a gente dizer que é pobre, para não ser mais esticada. Eu lembro-me com saudade dos tempos em que era um funcionário da classe média, em que ia ao domingo com a minha Adozinda e o Toninho, o meu miúdo, às matinés dos cinemas do Norteshoping e depois comíamos uma pizza na Pizzahut, eu até já disse à Adozinda “mulher deixa lá, podem-nos tirar tudo, mas já vivemos como nababos e isso ninguém nos tira”.
Agora vamos ao shopping na mesma, mas só dá para ver as televisões que estão espalhadas pelos cafés e os canais nem sempre me agradam, pois são só de música e nós não conseguimos ouvir, porque estão sem som, verdade seja dita que já decoramos muitas letras pela leitura labial. Eu não sei se já experimentastes, mas a minha Adozinda está mestre nessa coisa da leitura dos lábios, pois como só vê as telenovelas nos cafés e o som está sempre desligado, teve de se adaptar e compreende tudo, chega ao exagero de por vezes estar a ver o episódio tipo cinema mudo e começar a chorar no meio do café -ela é muito emotiva- e os clientes ao vê-la também ficam emocionados e um dia destes entrei no Café Pirata lá de RioTinto e estava toda a gente a chorar.
Sabes que o preço da electricidade já está alto, mas vai levar um aumento tal, que sempre que quiseres fazer um assado, custa mais de luz do que pagas pelo o fogão e pelo cabrito e olha que o Fogão Meireles é bom mas não é barato.
Em casa nós os 3 já andamos com aqueles capacetes de mineiro, ilumina bem, gasta pouco e o foco é direccionado, tens uns que são anti-encandeamento, justifica-se porque à mesa é desagradável quando falamos uns com os outros, apesar de estarmos sempre nos médios, a luz perturba . Ah  já me esquecia, tens de várias cores.
Bem por hoje já chega,  estive pra aqui a desabafar e tu deves  ter ainda mais desabafos do que eu,  Na resposta diz tudo o que te vai na alma.  Tu és grego e eu português, pode ser que tenhamos gasto o que não devíamos, pode ser que até estejamos falidos, mas há duas coisas que eles ainda não nos pagaram: A Grécia  fez do mundo uma sociedade civilizada e Portugal deu novos mundos ao mundo,  Se abaterem à factura, ainda nos ficam a dever muito.
Um abraço Demetrius e o meu respeito.
Júlio

Sem comentários:

Enviar um comentário