A MORTE


A morte (propositadamente com letra minúscula) é muito mais democrática que a Vida, liquida-nos a todos sem remissão e independentemente de patrimónios, sejam materiais, culturais ou de ciência.
Mas quando a morte no seu sorteio implacável, interrompe jovens vidas, é repugnante e de uma injustiça atroz. A própria morte demonstra que não tem critério e se a hora de matar é resultado de um desígnio superior, estranho é esse desígnio que procuramos branquear com o “estava escrito”.
Se a morte age a mando de Deus, a morte de um jovem na força da vida não é apenas ininteligível, é um momento de dúvida. O Homem não conhece o desígnio de Deus, mas conhece o sofrimento e a desgraça do efeito.
Será um acto premeditado ou um injusto acaso?
Seja qual for a resposta, pais que perdem filhos e mulheres ou homens que perdem jovens companheiros/as, dificilmente compreenderão o acto ou o acaso. É a inversão da lógica biológica, interrompida de um modo brutal, impiedoso e não passageiro, é para sempre.
Não faltará quem julgue este pensamento blasfemo e impio, provavelmente poderá sê-lo, mas para quem sofre a perda, o pedido de resignação é demasiado simplista e incoerente. A morte para ter direito a letra maiúscula, deveria ter princípios que não tem, liquida vidas que não compreendemos, porque com certeza é mesmo um acaso…pois para Divino mais dificuldade teríamos para entender…

Sem comentários:

Enviar um comentário