FRAUDE NO BPN


O Diário de Notícias começou hoje a dar à estampa a grande e excelente investigação que o jornal fez sobre o caso BPN. A maior fraude financeira que alguma vez teve lugar em Portugal, que já custou perto de 3.5 mil milhões de euros e poderá chegar a 8.3 mil milhões, o que daria para pagar 3 anos de subsídios de férias e de natal.
Decorrem em todo o país 356 processos sobre a mega fraude, sem que até hoje a opinião pública saiba o que quer que seja de uma forma objectiva, com responsabilidades assumidas e criminalizadas.
O diáfano manto que cobre o processo é tão vasto, que os envolvidos, figuras gradas pertencentes ao quadrante partidário dos dois partidos que têm dividido entre si a governação, gozam de uma impunidade incompreensível, ou nem por isso…
O tráfico de influências e de repartição de benefícios, para além da incúria da supervisão, põe a nu, mesmo aqueles que julgávamos incorruptíveis.
A procissão ainda vai no adro, mas os andores já se avistam.
Este caso não é como outros, daqui nasceu o assalto ao subsídio de natal de 2011 e os que se seguirão aos dos funcionários públicos.
Todos somos credores e temos o direito de regresso, ou pelo menos a ver os culpados julgados e sentenciados. Agora o que se tem visto, é a sucessão de efeitos sem se perceber as causas nem o modus faciendi de como se lá chegou.
A austeridade campeia ferozmente para pobres e classe média, mas os autores e os imbecis que pactuaram com o processo, passam ao lado ou vão para reformas douradas, como dizia Victor Hugo “ Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa”.
O povo não pode consentir a iniquidade que se passou no BPN sem uma exaustiva clarificação dos actos e dos actores, não pode calar a miséria que lhe foi imposta e o branqueamento táctico dos partidos. O Diário de Notícias deu o pontapé no charco, honra lhe seja feita.

Sem comentários:

Enviar um comentário