BENDITA CRISE-PEÇA EM 3 ACTOS



                             

TEATRO


                                  BENDITA CRISE

                                                          1º ACTO
Enquadramento da cena
País europeu com 900 anos de História, com cerca de 10 milhões de habitantes, com língua falada por 300 milhões. Já foi uma potência colonial, mas que vive hoje confinado ao seu espaço original.
Grandes assimetrias sociais, com distribuição caótica do rendimento e da riqueza. Regime político democrático, mas governado nos últimos 30 anos por uma oligarquia de 2 partidos que se revezam.
O sistema de governo foi assente no esbanjamento dos recursos públicos, em favor de privados. Viveu sistematicamente de empréstimos externos para financiar a vida nacional. Não produziu riqueza compatível com os gastos públicos e privados. Compra fora, a maior parte do que consome. O que produz durante um ano é dos credores. Deve 165.000 milhões.
O momento da cena
Desespero.
Os que emprestavam o dinheiro para os gastos públicos e privados, disseram basta e o país não tem recursos para pagar dívidas. Tem de recorrer a uma organização -FMI- que avalizará a credibilidade do devedor, através da imposição de um conjunto de condições que os governos da oligarquia não têm coragem de assumir por si. O chefe máximo disse que não era nada com ele.
Tema
O chefe máximo a pedido,  demitiu o gerente e avisou os residentes de que têm de escolher outra vez o gerente ou o candidato a gerente. A situação está ao rubro e se nada for feito até lá, o país pode ir à falência. A confusão é total, todos falam, mas ninguém diz nada.
Personagens
O chefe máximo
O gerente
O candidato a gerente
Figurantes: amigos do chefe máximo, do gerente e do candidato.


CENA
Sala de fumo da casa do chefe máximo. Tudo de pé, menos a mulher do chefe máximo, que assiste sentada num cadeirão, com uma pintura de Américo Tomás por detrás.A fumaça dos cigarros, cria um ambiente sinistro e os intervenientes esbracejam para afastar o fumo...a mulher do chefe máximo também...

Chefe máximo: Então Sr. Gerente, quem vai pedir?
Gerente: Eu não...peça você...é quem manda...
Chefe máximo: Eu mando??? Eu mando, mas não comando. Ai ai ai...

(CONTINUA) 


Sem comentários:

Enviar um comentário