MAQUIAVEL

            

                     MAQUIAVEL E O SERMÃO AOS PEIXES

O primeiro ministro é incorrigível, é um fanfarrão sem emenda.
A sua táctica é a do gato, encurralado ataca. Usa e abusa da não assumpção das responsabilidades. Culpa o PSD do recurso à ajuda externa, apesar de a Troika ter dito claramente  que a mesma deveria ter sido pedida mais cedo. Passa ao largo da desesperada situação financeira que se vivia,  que já tinha levado os banqueiros por diversas vezes a reclamar junto do governo, o pedido de intervenção das instituições externas. Os mercados penalizavam fortemente Portugal com taxas acima do tecto dos 7% que o ministro das Finanças considerava como a dead-line. Tudo isto o 1º ministro omite,
Nada fala de endividamento externo, nada fala de ter duplicado a dívida pública, nada fala do stop às obras públicas que obstinadamente se propunha realizar, nada fala sobre as políticas absurdas que implementou já com a crise no auge, invocando que esta não nos dizia respeito. Antes,  tudo foi culpa da crise internacional e agora tudo é culpa da oposição.
Há duas palavras que o engº não tem no seu léxico: AUTOCRÍTICA e HUMILDADE.
Arrogância e obsessão pelo poder a qualquer preço, sustentam a esquizofrenia com que o engº combina verdades e mentiras para confundir a audiência.
O aparelho do partido, perante a eminência de perder as benesses do orçamento, colabora com a monstruosa mistificação do engº, mesmo aqueles que gozavam de algum crédito de  seriedade: Assis, António Costa e Vitorino entre outros.
eliminação política do ministro das Finanças é mais uma faceta da personalidade, «quem não é por mim, é contra nós todos»...
Para ajudar a esta missa negra, a pouca politização dos portugueses, associada ao pouco crédito que atribuem ao estagiário candidato a 1º ministro, o Dr. Passos, podem ser decisivos para que o responsável por esta vergonha porque passamos, seja reconduzido.
A abstenção e os votos brancos podem contribuir para o desenlace, pois vão reunir grande parte do país mais politizado que detesta o engº, mas se não revê no candidato do PSD, que é o mais incipiente dos líderes do partido que se conheceram até hoje.
Os debates vão acentuar a supremacia do mistificador sobre os restantes candidatos.
Sócrates está pouco preocupado com a verdade, para ele os fins justificam os meios, Maquiavel é o seu mestre. O Dr. Passos colhe o ensinamento no Padre António Vieira e no Sermão de Sto. António aos Peixes.

Sem comentários:

Enviar um comentário