BARCELONA FC


      A MELHOR EQUIPE DO MUNDO DE SEMPRE

A melhor equipe do mundo de clubes de todos os tempos, sem qualquer margem para dúvidas, excepto para José Mourinho, fez do Manchester United uma equipe que mais parecia  dos regionais. Os ingleses praticamente não conseguiram chutar à baliza do Barça e mesmo o golo de honra foi obtido em fora de jogo.
A classe individual de cada jogador do Barcelona é de tal forma superior, que a sua movimentação só a espaços é feita em corrida, jogam com grande serenidade, passe curto, excepto nas variações de flancos e tudo se desenvolve harmoniosamente com uma inteligência colectiva incrível. A qualidade individual dos intérpretes, resulta numa sinergia que supera em muito a soma dos onze em campo.
É a perfeição nunca antes atingida, é a ópera do futebol. Os ingleses pareciam simples figurantes que só almejavam perder por poucos, mas com o fair-play que caracteriza a pátria do football, renderam-se deliciadamente ao adversário de outro mundo.
Os espanhóis para além da perfeição técnica, têm uma elegância em campo que faz deles o expoente máximo de atracção pela modalidade. A simplicidade do técnico e a sua humildade, completa o colar de pedras preciosas que o futebol jamais teve.
Só o Brasil da década de 60 do tempo de Pélé, esteve perto da perfeição do Barcelona actual, mas tratava-se de uma selecção nacional.
Não há imbatíveis, mas há inesquecíveis, esta equipe do Barcelona será inesquecível, pois mudou os conceitos do jogo, esmagou a teoria da hegemonia da componente física sobre a técnica e foi concludente na opção que a gestão de um clube de topo deve prosseguir, a formação interna reforçada com poucos elementos oriundos do mercado. A filosofia de jogo deve ser um processo enraizado e presente nos vários escalões etários, até que a elite que chega à equipe principal seja a montra de toda uma estrutura coerente.
O Barça gasta mais a formar que a comprar, mas dá oportunidade aos da casa. Em Portugal a opção é o inverso. Por isso quando um clube português ganha, caso do FC do Porto, a bandeira nacional praticamente só é ostentada pelo treinador e pouco mais, porque a maioria tem bandeiras de outras cores.
Y VIVA ESPAÑA

Sem comentários:

Enviar um comentário