O CLUBE DOS 31


Esta histeria à volta da MADEIRA tem servido para tudo, menos para o essencial. Vejamos:
1º- As jardinices não foram nem mais nem menos que as Socrachatices, as Guterrices, as Barrosisses, as Santanisses e até as Cavaquices. O homem gastou à tripa forra, como os outros fizeram. O PECADO não foi gastar, foi esconder...
2º- Um dos Presidentes até disse, que havia vida para além do défice e Jardim assim fez, viveu muito para lá do défice, os outros também.
3º- Muitas das obras em que gastou o que não tinha, parece que são coisas de árabe com muito petróleo. Foram marinas desmarinadas, piscinas, aterros e túneis sem saída. Mas pelo continente também se fez coisa parecida: autoestradas que servem para recordes de Guinness em almoçaradas, mas de trânsito népias, foram estádios de futebol, que alguns tentam agora vender para a agricultura, foram parcerias público-privadas com lucros para os privados e prejuízos para o erário e um sem fim de gloriosas criações dos ricos de há 2 anos e pedintes da actualidade.
4º- O DN dá relevo e bem, que pelo menos 30 personalidades da maior importância no exercício do poder, foram informadas atempadamente sobre a situação da Madeira. 2 Presidentes da República, 4 Primeiro ministros, Procuradores, Ministros das Finanças, Presidentes do Supremo e muitos mais, entre os quais 129 motoristas dos vários membros dos governos.
5º- Alguns desses bem informados nos últimos 15 anos, vieram agora candidamente admoestar o Dr. Jardim, como se só agora tivessem tomado conhecimento das traquinices do Alberto João. Pasme-se, o próprio Presidente Cavaco, que em Julho na Madeira invocou o sucesso madeirense para servir de exemplo a todo o país, também verberou agora o comportamento do madeirense.
O homem andou anos a estacionar o carro em lugar proibido, muitas das vezes dando boleia aos que agora o censuram. Esses são hipócritas e oportunistas. A cumplicidade é absoluta, entre quem transgride e quem tem poder para punir essa transgressão e não o fez.
6º- O Dr. Coelho inteligentemente, aproveita o momento para tirar a pedra do sapato que calçou todos os líderes do PSD. Jardim sempre foi bipolar, provocando grandes dores de cabeça ao PSD quando este era poder. A aspirina era sempre muito cara. Todos os líderes do PSD provaram dela nos últimos 30 anos. Agora acabou, o homem mesmo ganhando, levou tamanha tareia, que resta-lhe a aposentação na Ilha de Santa Helena, pois quando a coisa começar a ficar feia para os lados do Funchal, vai ter que explicar como gastou tanto dinheiro em coisas que ninguém vai perceber, mas vai ter de pagar.
7º- A ameaça da independência que o Dr. Jardim vai sibilinamente aflorando, tem como único fito: “Queremos a independência, mas vocês perdoam a dívida como às ex-colónias”. Esse vai ser o próximo capítulo. É muito tarde para a habilidade.
Concluindo, escusam de andarem todos a bater no ceguinho, pois a malta já percebeu que o Sócrates da Madeira tem razão, quando diz que está a ser o bombo da festa. Se for caso de polícia, não foi pelo gastar, foi pelo ocultar. Que treta mais insossa. Gaste-se o que se não tem, mas mostre-se bem, o slogan dos inimputáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário