PADROEIROS DO MILAGRE CHINÊS...

O milagre da economia chinesa está subjacente à voragem do lucro pelas multinacionais europeias e americanas, que deslocalizaram as suas unidades de produção para obterem ganhos de produtividade pela redução brutal do custo da mão de obra e pelos inexistentes controlos de qualidade e de impacto ambiental.
A China não é um regime democrático e impõe condições sub-humanas aos trabalhadores. Para o regime capitalista ocidental é o eldorado, não há regalias sociais, os salários são miseráveis e as condições de controlo da produção não existem. Os europeus ingénua e estupidamente colaboram com toda esta miséria, compram marcas caras de diversos tipos de artigos, sem sequer terem o cuidado de verificar a origem.
As empresas europeias vão-se desintegrando, as condições sociais definhando e a sociedade de uma maneira geral a contribuir para este carnaval. A preocupação do capital é sempre a maximização do lucro, seja onde e nas condições que forem.
Se uma marca europeia apresentar produtos made-in china, compete-nos a nós a rejeição pura e simples. Tanto se apregoa não prejudicar as gerações vindouras com o endividamento e esquecemo-nos que a deslocalização a muito curto prazo liquidará o progresso da Europa.
Se a concorrência chinesa fosse leal, os preços seriam outros, ao participar nessa exploração está a contribuir para a destruição de muitos postos de trabalho e a promover a transferência de recursos do trabalho para o capital.



Sem comentários:

Enviar um comentário