O CIRCO

- Olá amiga, até que enfim, já não a via há meses...bons olhos a vejam...isso é que foi uma lua de mel...bem cheia...
- Lua de mel ? Coitada de mim, foi mas é de fel...o meu anterior marido só falava da crise internacional, o actual nem que o BCE abra falência, a crise é toda nossa...
O outro abria os discursos sempre com a maior crise mundial dos últimos 80 anos, o que tenho agora, só fala do esforço colossal que temos de fazer nos próximos 80 anos...
Para o outro estava sempre tudo bem, para o meu novo esposo, está sempre tudo mal, menos o BPN, que ele diz que vendeu...
O anterior dava tudo, ele era o rendimento mínimo, o rendimento de inserção, abonos de família e até dava um cheque bebé....este é um avarento e cheques, trocou o “e” por um “o”, é só choques: no iva, no irs, na luz, nos autocarros e até no natal já disse que não há prendas para ninguém...
O outro só pensava em comboios e aviões, este que me saiu na rifa...quer tudo a andar a pé...
-Ó minha querida Republicazinha, então mas está assim tão triste e desanimada?
- Como queria que estivesse?  Quando se muda de marido, é sempre com a ilusão de que vai ser diferente...para melhor...mas é sol de pouca dura...Veja bem, desculpe lá o meu desabafo, mas as amigas são para as ocasiões...já viu os amigos do meu marido?
O outro andava sempre em confusões e diziam que se governava...este mete-se em confusões para os outros se governarem...
O outro pelo menos não mexeu nas minhas jóias de família, este já me avisou que vai pôr tudo a leilão...
- Coitada, olhe que desilusão...

- Pois é...você sabe que tenho aquele vício, Deus me perdoe, que devo ter herdado da minha bisavó, de procurar marido no circo...pronto é uma tara, já tive vários palhaços ricos e pobres, até um domador de leões de que me divorciei, mas deixei-o manter-se naquele lugar na presidência, pois por vezes ajuda quando os maridos trepam mais do que deviam, mas dizia eu, é no circo que procuro esposo. O anterior era um ilusionista e agora veja, fui arranjar um ventríloquo, diz que é a voz da TROIKA...
- Ó querida quem é esse?
- Eu sei lá... mas deve ser alguém do tipo das casas de penhor, que empresta pouco e cobra muito...e quer muitas garantias...por isso ele já me ameaçou com a venda das jóias.
- Mas querida, se é assim, mude outra vez...
- Já pensei nisso, mas com quem?
- Fica solteira...
- Também já pensei nisso, mas não dá, tenho de ter sempre alguém...não me dou sózinha. De qualquer modo vou dar mais um tempinho a este ventríloquo, se não mudar vai de requitó...
- Tanto escolheu e não acertou outra vez...
- Está enganada, não escolhi nada, foi o que apareceu, você sabe que no circo nem sempre há artistas disponíveis de verdadeira categoria, é uma classe em declínio. Não tive escolha, saiu-me este na rifa, os bons estavam casados ou já mudaram de profissão.
- Faz bem, dê mais um tempo, pode ser que ele mude...
- É a única esperança, mas também lhe digo não estou com muita fé, tem umas companhias que não me inspiram confiança. O meu anterior marido era: “do quero, posso e mando”, este é: “eles querem, podem e eu não mando...”
- Espero da próxima vez vê-la mais animada...
- Espero bem que sim. Obrigado por ter aturado os meus desabafos.


Sem comentários:

Enviar um comentário