EGIPTO



O dia no Cairo foi memorável. As aglomerações da população em vários locais da cidade , protestando contra a poluição no rio Nilo foram gigantescas.
No metro para Tahrir
Saímos da pensão Marriott cerca das 11.00,  dirigimo-nos de metro aos PI descritos no nosso TONTON e que já havíamos gravado nos favoritos. Os populares interpelavam-nos sobre a nossa nacionalidade: americanos, ciganos ou russos. Respondíamos que somos portugueses e os egípcios, estranhamente confortavam-nos, com umas amigáveis palmadas nas costas,  dizendo que devíamos olhar para o exemplo deles, ocupar algumas praças de Portugal e exigir a saída dos políticos.
Esclarecemos que o nosso regime é democrático e que podíamos escolher...eles retorquiram, dizendo que também andam a ser enganados há 30 anos...
Mostraram-se informados e disseram que apesar de ser mais difícil derrubar o nosso Primeiro Ministro que o general Mubarak, não devíamos perder a esperança.
No meio da multidão
A solidariedade internacionalista é aqui facilmente identificada, vimos vários CDs piratas do Grândola Vila Morena à venda em roulotes, em diversos pontos do Cairo. Fotos gigantes de Otelo e Vasco Gonçalves proliferam pela cidade ao lado de Ramsés II.
As semelhanças entre os regimes dos dois países, foi sempre evidenciada pelos nossos interlocutores. Referenciaram o exemplo das múmias, de que deram vários exemplos em Portugal e que nos dispensamos de denunciar, mas que reportam a políticos, comentadores e autarcas. A mumificação, é uma técnica inventada pelos egípcios, mas que tem sido adoptada com grande sucesso em alguns países, entre os quais Portugal.
A alegria dos populares
Também os faraós vieram à colação, lembraram um presidente de uma região autónoma portuguesa e o próprio presidente da República.
Nas zonas de aglomeração popular, os temas das conversas são os mais diversos. Como têm de ocupar o tempo, fala-se de tudo: gastronomia, política, futebol, física nuclear, moda, lifestyle e de carros. Assistimos a debates sobre os filmes candidatos aos óscares,  com as preferências muito divididas.
No meio da multidão há sempre uns entertainers, quanto mais não seja, um qualquer agente da autoridade, que de imediato é mimoseado com palavras de incentivo à debandada.
Estaline no ecran gigante da praça Tahrir
O Presidente Mubarak Go é bastante popular, a julgar pela grande quantidade de fotos que os manifestantes transportam tipo estandarte. É idolatrado, particularmente pela juventude. Os dizeres nas fotos em árabe, não são compreensíveis aos ocidentais mas é notório que são palavras de incentivo à governação.
São servidas 3 refeições aos populares, com o patrocínio da Jerónimo Martins e do grupo Sonae. A Coca Cola fornece as bebidas.
As  tendas foram montadas pela Jamet e os eventos são de uma empresa brasileira, que se associou ao movimento expontâneo.
A Microsoft disponibilizou a rede wi-fi e nos vários cyber-café, milhares de pcs, para facilitar a comunicação entre os manifestantes.
È pois neste cenário de arraial popular, que enviamos a nossa crónica em plena praça Tahrir.





______________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário