NA PEUGADA DO DESEJADO

O mito do sebastianismo:
"O Sebastianismo foi um movimento que ocorreu em Portugal na segunda metade do século XVI como consequência da morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. Por falta de herdeiros, o trono português terminou nas mãos do rei Filipe II de Espanha.Basicamente é a esperança na vinda de um messias salvador e traduz uma inconformidade com a situação política vigente e uma expectativa de salvação, ainda que miraculosa, através da ressurreição de um morto ilustre apenas esperando o momento certo para voltar ao trono e afastar o domínio estrangeiro.O Sebastianismo porém continua vivo na mentalidade dos Portugueses."


                   CSI - MISSÃO IMPOSSÍVEL


A situação política actual, emaranhada no seu próprio processo autofágico, com o descrédito total perante a opinião pública e os eleitores em última instância, traz novamente ao imaginário nacional o mito Sebastianista.
A crise económica, associada à deterioração dos poderes: legislativo, judicial e executivo, que são amplamente perceptíveis na simples leitura de jornais, ou nos meios audiovisuais, que dão eco às incapacidades dos políticos de todos os quadrantes, para a resolução dos problemas nacionais, pairando que o seu apego é às conveniências de pessoas e grupos.
A ausência de elites com competência e seriedade, interessadas na procura de soluções, transmite a ideia de que o país é um barco à deriva, sem comandantes esclarecidos e sem rumos bem determinados. O país navega por mares nunca dantes navegados e com marinheiros impreparados para os desígnios da nação.
Este quadro profundamente preocupante, foi a pedra de toque para que um grupo muito restrito de pessoas ligadas ao partido do governo, que não estamos autorizados a divulgar e ante o cenário da perda de influência, por inoperância e incompetência do executivo em funções, prepare a nova liderança que o vai substituir.
A descredibilização atingiu tamanhas proporções, que o grupo de reflexão entendeu, que só com uma liderança surpreendente e fortíssima, poderá almejar manter-se à frente dos destinos do país. Por 4 votos contra 1, foi deliberado nessa discreta reunião, longe dos olhos da comunicação social, mas a que o JRW teve acesso, a descoberta do paradeiro de D. Sebastião desaparecido desde 1578, inscrevê-lo de imediato como militante, prepará-lo para assumir os destinos do partido no próximo congresso e de seguida governar o país. Ninguém melhor que o CSI, sobre o comando de Horatio Caine, para a árdua missão. O grupo contratou o famoso investigador e a sua equipe, para encontrar o paradeiro do rei, de forma que seja o próximo candidato do partido às eleições legislativas que se aproximam e que tudo leva a crer virem a ser antecipadas, apesar do líder da oposição tudo fazer, para que tal não ocorra.
A situação desastrosa das finanças públicas, tirou todo o vigor ao líder do PSD, que procura a todo o custo a implementação das medidas que deveriam ser tomadas pelo seu governo, de forma a não sofrer da impopularidade das mesmas. A hipocrisia da actuação do novel líder, identifica bem o carácter da alternativa que se propõe ao país.
Falamos com Horatio Caine, que se prestou a descrever o objectivo da missão e a estratégia estabelecida.
P- Mr. Caine, a missão foi ciclópica?
R- Of course, mas nós temos uma taxa de sucesso elevadíssima, aliás como é possível ver na TV: 100 %, pois os casos que não resolvemos, são muito poucos e retirados da série.
P- Mas encontrar alguém desaparecido há cerca de 432 anos, é uma tarefa mesmo para o seu prestigiado departamento, de grande improbabilidade...
R- Thanks pela simpatia, mas  conseguimos.
P- Que métodos  utilizaram?
R- Os que usamos nos filmes. 1º fomos ao local recolher vestígios de ADN, levamos aquelas lâmpadas que já viram na série, com aquela cor azulada, que detecta a existência de sangue. Encontramos muitos vestígios, pois a batalha foi grande. 2º-Pegadas eram imensas, recolhemos cerca de 43.234, que nos ajudou a estabelecer o padrão para a search. 3º-As impressões digitais, também eram em grande número. A search foi toda levada para as nossas bases de dados e finalmente lá tivemos um match.
P- Então sempre encontraram D. Sebastião, o provável candidato do PS a chefiar o governo?
R- Bem…isso é uma dedução sua. Nós encontramos a pessoa que nos incumbiram de encontrar. (resposta de Horatio Caine, com aquela calma enigmática, tirando os óculos de sol e lançando aquele  olhar típico, que é seu timbre na série televisiva e com as mãos nos quadris)
P-D. Sebastião?
R-Sim.sim…Mr.Sebastião.
P- Mas isso é incrível, encontrar uma pessoa após tanto tempo, parece de filme…
R- Não parece…é….de filme…
P- Onde estava o ilustre desaparecido?
R- Quem?
P-D. Sebastião…
R- Ah…Mr. Sebastião, estava no Tibete.
P-É um monge?
R-É um monge já com idade avançada, mas muito lúcido...
P- Conseguiram trazê-lo para Portugal?
R- Não sei se reparou, no que eu disse... que está muito lúcido...
P-O que quer dizer?
R- Entregamos um documento das pessoas que nos contrataram , Mr. Sebastião leu-o, esboçou um sorriso no início e uma gargalhada no final e said that, “ nem no Himalaia, quanto mais no Largo do Mouse...”
P- Mas então o Desejado, não volta?
R-Infelizmente não. O grupo ficou muito desapontado, mas lamentavelmente não o demovemos da sua vontade.
P- O caso está encerrado?
R- No que respeita ao nosso trabalho, sim. O grupo não desistiu e enviou 3 pessoas para sensibilizar Mr. Sebastião.
P- Quem?
R.- Priest Milícias, monk Hermano da Câmara e um priest de Vilar de Perdizes.
P- Então ainda não é uma missão infrutífera?
R- Ainda não, but será very difícil fazê-lo mudar de ideias. Aliás os 3 padres já foram há mais de 1 mês e a única mensagem que enviaram, foi a de que estavam muito bem com Mr. Sebastião e que daqui a 6 meses davam mais notícias. Isto exasperou o Grupo, que já enviou mais 30 pessoas...
P- Quem?
R- Não sabemos, mas é um conjunto de personalidades, que pretendem ver afastadas de Portugal.
P- O PM e o ministro das Finanças, estão nesse conjunto?
R- Estavam inicialmente, mas o Dalai Lama não autorizou a entrada no Tibete a ambos...
P- Mr. Horatio, o CSI é um éxito assinalável, combatendo o mundo do crime, mas os EUA são uma realidade diferente de Portugal. Há contactos para estabelecer um departamento em Portugal?
R- Na realidade fomos invited para constituir o CSI Azambujeira do Mar, que é o que mais se assemelha ao CSI Miami. Estamos a preparar as equipes.
Foram estas as palavras de Horatio Caine, que mais uma vez conseguiu resolver um intrincado enigma com cerca de 500 anos, descobrindo o paradeiro do Desejado, que contudo parece não desejar voltar à pátria.

1 comentário:

  1. que beleza de blogue. Dos melhores que conheço: grafismo, assuntos com diversidade, sem asneirada, divertido e muito bem escrito. cumprimentos aos responsáveis.

    ResponderEliminar