BILHAR-LIGA NACIONAL


         
       4ª SESSÃO DA LIGA NACIONAL


    A NOITE MÁGICA DE DAVID ESTALINE

A  4ª Jornada da Liga foi simplesmente sensacional. DAVID ESTALINE como que por magia, irradiou classe no MINDELO´S STADIUM. Venceu 3 dos 7 jogos, foi o melhor marcador: 25 bolas e  foi o menos faltoso (5), o que lhe conferiu na sessão 13 pontos, passando para o 3º lugar da classificação, pulando 5 lugares. Se acrescentarmos a tudo isto,  que na semana anterior não conseguira meter qualquer bola, mais é de justificar todos os encómios a sua exibição, que foi uma  viagem das trevas ao paraíso.
O King da fascinante 4ª sessão
Venceu o 2º jogo na final com KIDO, o 3º vs. MARATONA e o 5º vs. PENSIONISTA. Todos eles com merecimento e demonstrando uma técnica apurada.
Outro jogador em grande estilo foi MARATONA, que apesar de não ter vencido nenhum jogo, por manifesta infelicidade- no 1º jogo particularmente-  esteve muito bem nos 5 jogos iniciais, quebrando no 6º e 7º, por algum desânimo. Meteu 23 bolas que foi o 2º melhor registo da noite. Conseguiu inclusive o melhor score: 8 bolas metidas no 1º jogo, que perdeu para VADER.
Maratona esteve bem, mas não venceu
KIDO venceu novamente 2 jogos, o 4º vs. PENSIONISTA e o 7º vs. CAÇADOR. Não fora os bónus de PENSIONISTA, pela vitória nas sessões de Setembro e KIDO seria o líder. Tem 6 vitórias e 74 bolas marcadas, o que lhe dá a melhor performance da prova. No entanto regras são regras e as que foram estabelecidas dão à prova uma emoção redobrada. Os maiores beneficiários dos bónus até ao momento são: PENSIONISTA: 6.3 pontos; ESTALINE: 7 pontos; GUEST: 3 pontos ; CAÇADOR: 3 pontos . Os mais penalizados: VADER: -2 pontos e MARATONA: - 2.7 PONTOS. PENSIONISTA esteve melhor que na última sessão, mas continua aquém das jornadas de Setembro. Ganhou o 6º jogo vs. CAÇADOR, mas também está sem grande fluidez de tacada.
Vader venceu o 1º jogo.
VADER apesar de não ter estado brilhante, venceu o 1º jogo vs. MARATONA, aproveitando muito bem a ineficácia do adversário nas bolas derradeiras.
CAÇADOR no seu percurso irreconhecível, foi o único que não venceu qualquer partida da 4ª sessão. Teve mais uma noite desinspirada, apesar de ter estado em 2 finais, vs. PENSIONISTA e KIDO, em que perdeu ambas. Ainda não encontrou o seu ritmo, o que tem prejudicado a afirmação da sua tacada que era sem dúvida a mais evoluída de todos os que actuam no pano verde do MINDELO.
No final da apreciação da jornada, apresentamos uma incidência que poderá trazer alguma luz sobre a pouca produtividade de CAÇADOR.
O quadro da jornada e a respectiva classificação geral é seguinte:



























                                                          
A LIGA NACIONAL não é apenas um palco de alegrias e vitórias, há também momentos em que o desespero, quiçá dramatismo, se apossa dos jogadores, tal a pressão a que são submetidos na tentativa de vencer.
O taco amigo inseparável...
Ontem assistimos a um momento de grande intensidade dramática. CAÇADOR em dado momento da 5ª partida, sentiu-se atraiçoado pelo seu taco. À algumas jornadas que o taco não respondia com a eficácia a que ele estava habituado.  Bolas a que CAÇADOR com grande facilidade enfiava no buraco, parecem ser agora maiores que os próprios buracos. Aquela firmeza irrepreensível de muitos anos, parece ter dado lugar a uma frouxidão, que no momento das tacadas, se transformam em desilusões sucessivas.
momentos felizes de jogador e taco
Os jogadores têm assistido a esse esforço de recuperação daquela pancada poderosa e certeira, alguns hipocritamente, pois vão aproveitando para marcar pontos e estão-se nas tintas para esse drama jogador/taco.
Drama  intimista é certo, mas um divórcio que se vai vincando jogada a jogada.  Cada  tacada é um suplício para o jogador e para o taco, com o medo de mais uma vez poderem ambos falhar, a responsabilidade começa a ser híbrida, não se sabe se é do taco, se é do jogador. A desconfiança apossa-se dos dois, aliados de muitos anos, parceiros de gloriosas  vitórias,  o jogador e o seu taco, este que sempre o acompanhara, ou dobrado na caixa, ou já apto a tacar. Mas esses tempos começam a ser uma quimera...
funeral for a friend
Só os insensíveis não entendem estes estados de alma e esta premonição de que alguma coisa está a chegar ao fim, algo que já foi maravilhoso e que agora nos parece um fardo,  mas que nos enche de nostalgia.
CAÇADOR num ápice, quiçá numa espécie de eutanásia, pega com grande intensidade, pode-se dizer mesmo com brutalidade  pela última vez no seu fiel taco e espeta com ele no chão do MINDELO´S STADIUM. Enquanto o mesmo se partia em bocados, as lágrimas eram patentes nos  olhos do jogador, claros  e vidrados, como que numa despedida dolorosa, mas de que não havia fuga possível. Ao partir,  o taco esboçou como que um último frémito, um som único, uma espécie de sussurro, com a ponta jazendo aos pés de CAÇADOR, separada do resto do corpo do taco. Pungente o acto daquela morte assistida. CAÇADOR como que numa última homenagem, colocou carinhosamente os restos do seu taco, na caixa que agora se tornou a urna do seu fiel companheiro de grandes noites de glória. Saiu apressadamente das instalações, 




2 comentários:

  1. Sensacional,não sei quem faz, mas é sensacional. A graça de tudo num tom saudavelmente brejeiro, sem ofender. Grande grupo de amigos, que não sendo jovens (presumo pelas fotos), divertem-se e divertem-nos. Sou um português nos EUA, que viu por acaso e agora vem de propósito. Felicidades.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o problema do taco, não chega a todos...
    Preparem-se os adversários, pois temos Maratona pela frente, temos sim. - MP

    ResponderEliminar