ECONOMIA

Risco da dívida portuguesa, o que mais sobe a seguir ao Vietname

«O risco da dívida pública portuguesa é o segundo que mais sobe no mundo, apenas superado ligeiramente pelo Vietname, agravando-se 3,66%.
Os Credit Default Swaps (CDS) associados aos títulos de dívida pública portugueses com maturidade a cinco anos agravavam-se hoje, quarta-feira, em 3,66 %, para os 305,6 pontos base
No 'top 8' do custo dos CDS que mais se agravam hoje, apenas o Vietname supera Portugal, com o custo dos seus CDS a aumentar em 3,67 por cento, sendo que o aumento em pontos base é inferior, situando-se actualmente nos 259,57 pontos, menos 45 pontos base do que no caso de Portugal»
O JRW tentou um contacto com o Ministro das Finanças, que foi infrutífero. Segundo o Gabinete do MF, o titular da pasta está em gozo de férias na zona de Melres e não está disponível para responder a qualquer questão.
Tentamos junto de uma fonte próxima do governo, que comentasse a notícia. Apenas o motorista do Secretário de Estado do Orçamento se mostrou disponível.
P- Que comentário lhe suscita a notícia?
R- Qual?
P- A do aumento do risco da dívida...
Evaristo Mendonça
R- Acho normal, pois se tudo está a aumentar, porque é que o risco também não deve aumentar. Segundo o Sr. PM, tudo está a subir; os impostos, o desemprego, o déficit, a despesa, é bom que o risco também suba. Apesar de ser motorista, sei que estamos bem entregues. O governo está atento.
P- Só o Vietname está à nossa frente...
R- Isso é que me admira, mas ainda nada está perdido, podemos chegar a 1º. Se tivemos categoria para passar todos os outros, com mais um esforço, podemos chegar ao ouro.
Gosto sempre de ver quando estamos na frente, seja do que for, apesar de não estar muito por dentro dessa coisa do risco, é sempre bom ver que Portugal está na linha da frente. Devemos continuar para chegarmos mais à frente e se não for possível, manter o 2º lugar que também é bonito. Somos um país pequeno que faz ver ao mundo, que até no risco, a gente risca.
P- Mas isso implica mais custos com juros...
R- É evidente, que para estarmos nos lugares cimeiros de seja o que for, custa dinheiro, hoje o mundo está todo profissionalizado, o amadorismo já deu o que tinha a dar. Temos de fazer esforços para preparar esses atletas que praticam o risco. Temos de investir em instalações cobertas e descobertas, para que essa rapaziada do risco, tenha condições. Já se sabe que custa dinheiro, se se quer ganhar alguma coisa. O governo está atento e vai concerteza apoiar esses profissionais. Não acredito que não ganhemos a esses vietnamitas, só se houver conluios dos árbitros que muitas vezes nos prejudicam por sermos pequenos, mas o Dr. Laurentino está atento. Não vai ser em duas mãos?
P- Em duas mãos? A que se refere?
R- À eliminatória com os vietnamitas...
P- ...Muito obrigado, pela sua opinião!!!!
R- Atenção, não esqueça de dizer que falei a título pessoal, o Governo não tem nada a ver com o que eu disse e até pode ter opinião diferente, apesar de que estou convencido que não.
Na impossibilidade de ouvir um responsável do MF, foi este o depoimento recolhido a Evaristo de Mendonça, motorista do Sec. Estado do Orçamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário