NORMA E DESVIO


Os partidos e os governos gerem o tema comunicação social conforme a conveniência do momento. Se são oposição aplaudem tudo o que instabiliza o executivo, se passam para o centro da decisão, os amigos de antes passam a força de bloqueio.
Esquecem que à comunicação social compete noticiar factos e não avaliar as consequências da notícia. A verdade deve ser a única política da imprensa num país livre. É certo que muitas vezes a comunicação social deixa muito a desejar no frémito da notícia, não impondo procedimentos que validem claramente suspeições que mais tarde se não confirmam. Porém são excepções, a norma tem sido acordar a sociedade para comportamentos sibilinos e oportunistas das classes dominantes, porque dos pobres não reza a história.
Veja-se ainda recentemente a grande investigação do DN ao caso BPN, que forçou o poder político a colocar na agenda o deslindamento desse kafkiano processo, que provoca prejuízos incalculáveis ao Estado e aos cidadãos.
A justiça tarda demasiado e sucumbe aos procedimentos, perante situações em que a comunicação social noticiou, investigou e julgou: Casa Pia; Duarte Lima e Isaltino Morais, são alguns dos casos em que a condenação da imprensa se processou muito antes dos tribunais, que as confirmaram, mas que o processo judicial permite que se arrastem anos e prescrevam para o cumprimento de condenações.
A investigação jornalística é incómoda e queima em lume brando os políticos que se distraem, mas estes sabem que a proximidade quando conveniente não pode ser cumplicidade, pois a comunicação social vive dos desvios, a norma não se vende.

Sem comentários:

Enviar um comentário