CHEFE GASPAR


Em Portugal há cerca de 9 milhões de pessoas em idade activa (+15 anos), destas só cerca de metade 4 milhões e 600 mil (51.7 %) têm trabalho. Há cerca de 25 anos que não havia tão poucas pessoas a trabalhar e inversamente tantos no desemprego (+ 800.000). Estes dados são reportados pelo INE, mas a situação é bem mais grave, os desempregados são já muito mais que 1 milhão. Mais de 60 % dos que trabalham ganham menos de 900 euros, do que se deduz que cerca de 2.7 milhões ganham dois salários mínimos.
De 2011 para 2012 a economia destruiu mais de 200.000 postos de trabalho e a tendência é crescente. Perante um quadro destes o efeito é o circuito fechado do menos: menos trabalho-menos rendimento-menos consumo-menos empresas-menos investimento e de novo menos trabalho.
Ajustamentos a ritmo de TGV provocam o que já todos previam, excepto o governo que parece surpreendido. A nova legislação laboral vai acentuar a destruição de postos de trabalho. O Dr. Coelho pensa que vive nos EUA, em que o liberalismo é assente na maior economia do mundo, com uma capacidade de se impulsionar em curtíssimos espaços de tempo. Em Portugal mais de 60 % dos cerca de 4.5 milhões de trabalhadores têm o 1º grau de escolaridade e vivem num país sem riquezas extractivas.
Este governo já perdeu o controlo do processo, investiu tudo no estrangulamento do funcionalismo público (cerca de 600.000 privilegiados), mas não fez nada que se veja no ataque às mordomias dos cargos políticos, desprezou a economia das empresas que foi estrangulada pela falta de liquidez e ingenuamente previu que a mesma economia se auto-regenerasse de um dia para o outro, com a criação de novo emprego. Gaspar e Associados acredita no Pai Natal e no coelhinho da Páscoa, julga que está em Chicago. A receita não podia ser feita no micro-ondas, tinha de ser num fogão a lenha, com a cozedura a ser em lume brando, para evitar o esturricado, agora vamos ver como o mestre de culinária vai fazer para compor o prato, mas ou nos enganamos muito, ou o Chefe Gaspar vai plantar batatas.

Sem comentários:

Enviar um comentário