FLASH INTERVIEW

                                                     MARATONA

Desde que Maratona enveredou pelo profissionalismo, tem tido um percurso ascendente e que lhe augura um desempenho bastante promissor no Paris Open . O JRW auscultou a sua opinião, para avaliar a percepção do jogador, perante este desafio que hoje se iniciou.


                                        Maratona a caminho do Louvre

JRW-Maratona qual o seu estado de espírito depois da 1ª jornada do sensacional Paris Open ?

Maratona-Estou muito feliz por estar na cidade luz; Montparnasse, os Champs-Élysées (arquitectado por Le Nôtre), o Arco do Triunfo, edificado para comemorar as vitórias de Bonaparte, l’Opera, La Defense, etc. desde muito jovem me apaixonam. Passear no Sena, as esplanadas…a música de Piaf…oh Paris... uma cidade cheia de charme…

JRW-E sobre o match de ontem…

Maratona-O Paris Match, o Le Figaro, o Le Monde, o L´Humanité, são jornais de grande civilidade..A França é a capital cultural da Europa e talvez do mundo….estar em Paris engrandece o espírito, é como se les uns et les autres, estivessem em harmonia, sem o frisson de outras cidades, tem um encantamento peculiar, até o cinzento do céu, nos dá uma melancolia agradável, sem a sensação de nostalgia…

JRW-Vemos que é um admirador da cidade. Mas sobre a jornada o que nos diz ?

Maratona-Uma jornada nesta cidade é um desafio, pela versatilidade da oferta e pela ansiedade de querer chegar a tudo e  todos, Versailles…oh Versailles, recordar Maria Antonieta, o fim da
 monarquia, a guilhotina, a implantação da República francesa, a Marselhesa que é um hino com uma força agregadora sem igual. A revolução francesa é a grande introdutora da Idade Contemporânea e a impulsionadora da modernidade que foi operada no mundo nos sec. XIX e XX. A Democracia, os Direitos Humanos e o reconhecimento da cidadania na sua plenitude, ficam muito a dever-se aos acontecimentos ocorridos entre Maio de 1789 e Novembro de 1799. A influência do Iluminismo e da Independência dos EUA, foram determinantes numa das maiores revoluções da humanidade...

JRW-Maratona, constatamos um grande conhecimento e admiração pela cultura gaulesa, mas o que nos traz cá, é o PARIS OPEN. Ocupa o 3º lugar ao fim da 1ª jornada, mantém expectativas para a vitória final ?

Maratona- A vitória final leva-nos o pensamento para Napoleão Bonaparte, um general considerado o maior cabo de guerra de todos os tempos, quiçá Aníbal Barca e Alexandre Magno possam ser a sua guarda de honra. Apesar de nós portugueses, não nutrirmos grande simpatia pelo Imperador,  «as invasões napoleónicas com as suas facetas agressivas»,  para isso contribuíram, particularmente o desastre da ponte das barcas na Ribeira do Porto, que aproveito
para recordar e fazer um momento de recolhimento….

JRW-?????????
Maratona- …obrigado por ter aguardado estes 15 minutos de recolhimento, mas impunha-se à minha consciência….dizia eu, que apesar dos portugueses não nutrirem simpatia pelo Imperador corso, não invalida a nossa admiração pela envergadura, não física, pois como sabemos, Napoleão era de estatura baixa, mas pela postura e capacidade de comando de homens, que fez da França a maior potência planetária da época. Já no século XX a envergadura do general D´ Gaullle, que prestou serviços inestimáveis à liberdade na Europa e no mundo, no combate ao nazismo, é uma personalidade “remarcable” que prestigia a identidade do povo francês.



JRW-E sobre o bilhar!!!!!!!..O BILHAR!!?

Maratona- Fez bem em perguntar, Sabe que o bilhar foi um jogo introduzido pelos franceses no sec. XVII exactamente em Paris e no Palais de Versailles ? …Pois não sabia , mas foi exactamente aqui, que esse maravilhoso jogo, que nos trouxe até cá, foi dado a conhecer ao mundo. Estou enchanté pela oportunidade de poder jogar perante os parisienses e lutar pela vitória no PARIS OPEN. Au revoir, vou visitar o Louvre.

JRW-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. ó meus vcs. andam todos tolos. Agora é aulas de história o outro era provérbios, este gajo armado em intelectual. Isto vai acabar tudo numa sessao de cu para o ar...ou muito me engano.

    ResponderEliminar
  2. Quando a cultura geral incomoda...o povo agarra-se ao cu...é legitimo, cada um faz o que quer do que é seu...

    ResponderEliminar
  3. Anònimo 1ª a Inveja è uma coisa feia ..!

    ResponderEliminar
  4. Depois ficam todos irritados quando eu falo no lobby gay...
    Andais todos ao mesmo, e o que vocês querem sei eu....
    sei, sei.

    ResponderEliminar
  5. Cambada do car....Não tendes que fazer????Ide mas é criar galinhas

    ResponderEliminar