BPN

 CASO BPN: ESCÂNDALO E IMPUNIDADE

              A burla cometida no BPN não tem precedentes na história de Portugal !!!


O montante do desvio atribuído a Oliveira e Costa, Luís Caprichoso, Francisco Sanches e Vaz Mascarenhas é algo de tão elevado, que só a sua comparação com coisas palpáveis nos pode dar uma ideia da sua grandeza.
Com 9.710.539.940,09 € (NOVE MIL SETECENTOS E DEZ MILHÕES DE EUROS…..) poderíamos:
Comprar 48 aviões Airbus A380 (o maior avião comercial do mundo).
Comprar 16 plantéis de futebol iguais ao do Real Madrid.
Construir 7 TGV de Lisboa a Gaia.
Construir 5 pontes para travessia do Tejo.
Construir 3 aeroportos como o de Alcochete.
Para transportar os 9,7 MIL MILHÕES DE EUROS seriam necessárias 4850 carrinhas de transporte de valores!
Assim, talvez já se perceba melhor o que está em causa.
Distribuído pelos 10 milhões de portugueses,
caberia a cada um cerca de 971 € !!!

Esta notícia chegou hoje à redacção do JRW, de imediato uma equipe de reportagem foi recolher o depoimento de um dos visados.

Fomos junto do Dr. Oliveira Encosta saber destas atoardas e se algumas tinham alguma razão de ser, tanto mais que temos conhecimento que solicitou o rendimento mínimo.
Já não é novidade, esta intoxicação da comunicação social, com que se denigre a reputação dos nossos banqueiros.

JRW-Dr. Encosta, já viu o que foi publicado, diga-nos o que acha disto tudo..
OE-Eu nem sei que vos diga pá, lá dos 940.09 euros, vá lá que não vá, lembro-me que levantei do caixa, para pagar uns cds de música do Mike De Ville, que comprei na Fnac. Agora os 9.710.539.000.00 euros, pá... não me lembro de nada, eh pá ....mas é que não me lembro. Telefonei à minha mulher, para perguntar à empregada....que era uma gastadeira, a ver se tinha comprado alguma coisa....os tais aviões, os TGVS e etc....Ela jurou a pés juntos que não comprou nada...a minha mulher até disse que a coitada chorava como uma Madalena, porque estávamos a desconfiar dela...

JRW-Mas estes números são aterradores....
OE-Enterradores?

JRW-Não....aterradores...
OE-Ah!!!....pois são.... mas não é pelos números....é que as mercadorias não estão no cliente!!!, então já se pagou 7 TGVS....e não entregaram nada ???? As 5 pontes já se pagaram a pronto e ainda nem se começou a construção ?????? de quem é a responsabilidade ??? sim de quem é..??? O que andam a fazer os organismos que deviam controlar esses gastos públicos ?....sim que andam a fazer????? 48 AVIÕES ??? não são 10 nem 15, são 48!!! onde estão os aviões ?  sim!!! onde os guardaram ??? querem fazer alguma surpresa  no dia da comemoração dos 100 anos da República ? porra, mas também não é preciso exagerar....bastava fazer a surpresa com 5 ou 6, agora com 48 e daquele tamanho!!!! eu sei que há um tipo um tal DAVID COPPERFIELD que esconde aviões, mas não sei se tem capapcidade para 48!!! pode ser que com a ajuda do LUÍS de MATOS....pode ser...ok pode ser..., mas ainda tenho dúvidas...- O povo reclama, insurge-se e tem toda a razão....

JRW-?????????

OE-Pois ....eu percebo a V. admiração, mas não me digam que a responsabilidade é nossa. Acha possível pagar 3 aeroportos em Alcochete,- que eu pessoalmente acho um exagero,- 1 talvez fosse suficiente-, mas pronto... isso são  pareceres dos técnicos, - mas dizia eu- 3 já pagos e ainda nem se viu as maquetes e tudo em Alcochete ???Faziam 1 em Viana do Castelo e outro em Sagres. Foi o lobby das touradas que meteu a mão na coisa. Algo não está bem, deviam fazer auditorias às obras públicas para saber como é possível pagar tanto dinheiro adiantado e quem se anda a governar. Insisto - 1 ou vá lá...no limite 2 ainda vá que não vá!!!! agora 3 ??? pra quê 3 aeroportos pegados uns aos outros??? Isto cheira a desorganização e má utilização de fundos que são de todos nós.

JRW-Mas quem tem o dinheiro todo que desapareceu?
OE-Eh pá ainda não percebeu que o dinheiro foi todo gasto nessas florestrias, mas que ninguém se preocupou em ver se os aviões já cá estavam, se os aeroportos já estavam prontos e os TGVS estavam nos carris? Foi um desleixo total, andava tudo entretido com o casamento dos gays, que ninguém se lembrou de controlar esses gastos. É o costume, o Estado não está preparado para assumir essas responsabilidades.

JRW-E as 16 equipas do Real Madrid ?
OE-Isso também me faz uma grande espécie. Mas como é possível ter comprado tanto plantel e ninguém controlar? Podia-se ter posto a jogar em Portugal pelo menos 6 plantéis, valorizava-se a Liga e depois podia-se vender alguns jogadores. É estranho, lá isso é....não sei se a saída do Presidente da Liga tem alguma coisa a ver com isso.....mas que ele tem de explicar.....ai isso tem.....16 plantéis????? e nem na divisão de honra se arranjou lugar para alguns ? Aqui houve marosca.....e da grande...

JRW-A imprensa também diz que foram precisas 4.850 carrinhas para transportar o dinheiro....
OE- Ora aí reside no meu entender o problema principal. Sem querer acusar ninguém, pergunto eu, de quem eram essas carrinhas todas ??? Quando foram buscar o dinheiro e o que fizeram com ele ? pagaram aos tipos dos aviões, das pontes, dos aeroportos e dos TGVS ???? foram ter com o Florentino Perez a pagar os 16 plantéis??? eu sei lá se foram honestos!!!....ou se se puseram todos a andar, em cortejo.....sim porque você veja...eram 4.850 carrinhas.....é muita carrinha. Onde estão as carrinhas ???

JRW-Então está a admitir que o dinheiro não chegou ao seu destino?
OE-Ao meu?

JRW-Não. Ao destino que referiu.

OE-Ah pois pode muito bem não ter chegado....- se chegou onde estão as coisas ?....os aviões, os aeroportos, os tgvs, as pontes a rapaziada das 16 equipes ? -sim onde estão????? - se não chegou.... então eu faço a pergunta que toda a gente faz, então onde está o dinheiro????
O Dr. Encosta terminou com esta sábia pergunta, “ONDE ESTÁ O DINHEIRO ?”, a empregada garantiu que não teve nada a ver com isso, o que é fácil de verificar, portanto cabe às autoridades investigar o que se passou com as 4.850 carrinhas e o destino das viaturas. Apesar de não nos competir a investigação dos factos, lançamos uma pista para as autoridades, « já com o BPP o problema do desaparecimento dos VEÍCULOS foi um factor mal esclarecido. As empresas de transporte de valores parece gozarem de alguma impunidade, que não tem ajudado ao esclarecimento dos intrincados mistérios relacionados com desaparecimento de dinheiros».
Se o governo está a esconder as pontes, os aeroportos, os TGVS, os aviões e os plantéis para os apresentar num MEGA PARTY, na data da comemoração dos 100 anos da implantação da República, em Outubro de 2010,  não nos parece uma boa medida, pois as pessoas estão impacientes e não aguentam até lá. Que mostrem alguns aviões, 1 ou 2 aeroportos, 2 ou 3 TGVS, 1 ponte pelo menos, apresentem 3 ou 4 plantéis e o resto pode ser na festa. Por vezes o bom é inimigo do óptimo, as surpresas fazem parte do Marketing Político, mas não se deve exagerar, sob pena de produzir efeitos perversos.

Sem comentários:

Enviar um comentário