CINEMA

   BBC ESTREIA FILME REALIZADO POR CHIMPANZÉ

«A inteligência e a esperteza dos primatas voltam a ser demonstradas. Onze chimpanzés do jardim zoológico de Edimburgo venceram uma prova de fogo ao conseguirem realizar um filme manuseando uma câmara de vídeo especialmente concebida para eles. O filme estreia hoje na BBC.» Jornal Expresso de 27/01/2010.

O JRW, entrevistou Francis Ford Chimpanza, um primata cineasta, que apresentou a sua 1ª longa metragem em Londres, no Jardim zoológico de Edimburgo, numa estreia mundial que foi considerada auspiciosa pelos críticos da especialidade e que desde já a referenciam como forte candidata aos Óscares da Academia.
P-Mr. Chimpanza, “ Primitas de Edim”, o seu 1º filme, é já um sucesso entusiástico, praticamente no dia da estreia, fale-nos sobre o filme.
R- O filme é um thriller filmado no jardim zoológico, em que as primas de Edim, umas macacas de má índole, estabelecem um plano para liquidar uma macaca (Chota) enamorada pelo primo. Edim, apaixonado, defende a macaca até à exaustão,evitando muitas ciladas e traições.
P-A realização decorreu durante 18 meses, quais as razões?
R-A inexperiência dos actores, pois não recorremos a macacos contratados e a intensidade dramática das cenas, obrigou a que se repetissem muitas filmagens. Os macacos e as macacas, nem sempre entendiam os meus takes. À força de muita perseverança, amendoins e bananas, conseguiu-se um resultado, que penso satisfatório.
P-A realização foi colectiva ?
R- Tive 10 subdirectores, chimpanzés como eu, que participaram nas filmagens, o que possibilitou posteriormente escolher os melhores planos de imagem. Não houve dobragens, pelo que as cenas nas copas das árvores, são reais, com grande suspense, sempre que cenas de alguma violência se passavam a 50 mts. do solo.
P-O filme é uma ficção, mas que retrata a vida de intriga e traição num Zoo. É essa mensagem que pretendeu transmitir ? 
                                                                                    (Francis Chimpanza em trabalho de estúdio)

R- Não. O que se pretendeu foi mostrar que os macacos, particularmente a classe dos chimpanzés, são tão competentes como qualquer outro símio, entre os quais, os humanos. A única estrela que tínhamos tido até agora, foi a saudosa Cheta dos filmes do Tarzan, mas que tinha um papel pouco relevante. Nos próximos filmes, pretendo incluir já alguns actores humanos, para papéis menores, é certo, mas com o tempo, após assimilarem as nossas técnicas, eventualmente um filme só com humanos, dirigido por mim. Desde que a produtora apoie, tenho já projectos para 2 filmes.
P-O filme vai entrar no circuito comercial quando ?
R- Inicialmente passará nos cineclubes dos jardins zoológicos de todo o mundo, depois disso, entrará nas vossas salas de cinema, para o resto da macacada.
P-Mr. Chimpanza, muito obrigado e que “As Primitas de Edim”, seja o sucesso anunciado

Sem comentários:

Enviar um comentário