Alfena
Eram oito e meia da manhã de um sábado cheio de sol quando um objecto de forma esférica, com o que parecia ser cinco patas, foi avistado por um grupo de rapazes, em Alfena.
betoneira
Outras pessoas, em locais diferentes, também se aperceberam quando estavam na rua, no quintal ou a trabalhar, como operários da construção civil nas obras de um armazém. David Silva, guarda de campo do Atlético Clube Alfenense, estava dentro de uma pequena casa num extremo do campo quando um vizinho, artesão, que costumava ajudar lhe bateu à porta e apontou o céu. Tinha 34 anos e passava o tempo livre que tinha e o que não tinha a tratar de assuntos do clube. Como muitos outros, teve medo do que viu a pairar sobre o campo de futebol.
balão
“Não era um helicóptero nem nada parecido tão pouco. Fiquei perplexo a olhar para aquilo, pensei que estava a preparar terreno para pousar em algum lado”, conta, agora, ao JN.
tartaruga
Nessa altura, a esfera voadora pairava mais ou menos a metade da altura de um poste de alta tensão. Rapazes começaram a atirar-lhe pedras. E a “coisa” moveu-se e deslocou-se rapidamente “na direcção de Paços de Ferreira”, descreveu David Silva. Mário Neves, professor do ensino secundário e investigador que colabora no CTEC, foi a Alfena no domingo seguinte e passou um ano a documentar a visão, recolhendo e filmando testemunhos. “Para mim, o relato mais interessante foi o que descrevia uma tartaruga com pernas, feito por uma senhora de idade”, recordou. 
David Silva chegou a ver um anel com uma espécie de janelas, houve quem visse sombras. Perguntas feitas ao Instituto de Meteorologia e entidades militares derem em nada : não era sonda de sua pertença.
O consultor da NASA. Richard Haines, foi um dos especialistas estrangeiros que analisaram as fotos do OVNI. Até hoje, ninguém sabe o que sobrevoou Alfena.
 Esta notícia que é relatada no JN e que é um mistério com cerca de 20 anos, suscitou todo o interesse do JRW, que através do seu departamento de Ovnilogia e Correlativos, investigou a ocorrência e está em condições de informar categoricamente que não se tratou de extraterrestres.
P. Pisco e M. Ferreira, dois cidadãos do distrito que só se propuseram a prestar declarações, escudando-se no anonimato, recusando imagens e gravações de voz,  relataram para o JRW o que se passou naquela manhã de sábado.
P- Descreva então o que se passou naquela manhã...
Nave espacial a ser preparada
MF- Fácil, mas tomou tamanha proporção, que se disséssemos a verdade linchavam-nos. Eu e o Pisco mandamos serrar uma pipa grande e pusemos-lhe 4 pernas de uma cama velha. Naquele sábado jogava o Alfenense e tínhamos combinado  ver o jogo com um amigo, um tal Liminha. Era e é normal fazermos partidas ao cidadão.
P- Partidas?
MF- Sim, maroteiras...
PP- Sim, não sabe o que é? Malandragens...coisas que o gajo nem sabe como acontecem...
P- Claro, já entendemos....e então...
MF- Então o Felício de Entre-os-Rios montou um motor de avião de feira popular na pipa, comandado à distância. A pipa,  pipa não...meia pipa, porque foi serrada...voava a uma velocidade que impressionava, enquanto as pilhas do comando se aguentavam, porque depois perdia força...
P- Mas qual foi o objectivo da brincadeira?
PP- Meter um susto ao Liminha que até  ia ficar gago...
P- E meteram?
MF- Não, porque fomos de manhã para fazer o teste ao sistema e rapazes aquilo é que foi um teste...
P- Clarifique...
Liminha de costas
PP- Fomos cedo para controlar a coisa, levamos a pipa, gasolina e até um farnel. Eram 8 horas, mal pusemos a pipa a voar,  no arranque desapareceu de vista e ouvimos o povo todo a gritar...”OLHA OS ETS....OLHA OS ETS...” Com a confusão a gente não acertava no comando, aquilo ia para trás e pra frente,  corria o campo de uma ponta à outra...o comando tinha 3 manetes, 1 prá frente, outra pra andar de lado e uma de marcha atrás.
MF- às páginas tantas uns catraios atiraram umas pedras, deve ter acertado no mecanismo, que a pipa só parou em Paços de Ferreira, segundo se ouviu dizer, mas nunca a encontramos...
P- Mas porque não disseram logo do que se tratava?
PP- Você tá louco homem. O povo convenceu-se que era uma nave de Ets, que se desmentíssemos, metiam-nas na pipa e só parávamos em Paços. Aquilo ficou perigoso. Nunca falamos disso e mesmo agora ainda é problemático.
P- Problemático, porquê?
A nave(1/2 pipa) fotografada
MF- Alfena andou nas bocas do mundo, até veio um estrangeiro que se dizia ser da Nasa, mas afinal era da nassa, porque só bebia enquanto cá esteve.  Desmentir aquilo tudo era uma desilusão...
P- Procuraram a pipa que se extraviou?
PP- Claro, fizemos tudo para a encontrar, até de noite com a ajuda do Liminha, que ficou a saber o que lhe tínhamos preparado, ele até dizia que foi castigo por lhe querermos fazer a partida. Se encontrássemos a pipa era para a destruir...
P- Destruir?
MF- Claro, para não ficar vestígios e assim pensava-se sempre que era de Ets. O nosso medo era que fosse encontrada por gente que denunciasse a tramóia...
P- Porque resolveram falar agora?
namorada de Liminha
MF- Peso na consciência e porque estes tipo de Alfena têm a mania de que são importantes, que até os ETS escolheram a parvónia. Se soubéssemos o que sabemos hoje, tinha sido no campo do Entre-os- Rios, dava publicidade e era bom pró negócio.
P- Então vocês não acreditam em ETS?
PP- Acreditamos sim senhor e de que maneira, até há uma moça daqui da beira que tem um filho que ninguém sabe de quem é, já tantos foram os acusados e depois negados, que agora sabe-se que o pai é um ET...não se sabe é de que planeta...
MF- O Liminha não acredita, mas já lhe dissemos que está enganado, basta ver a namorada nova que ele tem. 
@Reportagem de Toni Roma para o JRW
Tecnologia:  SnapIt Screen Capture de Digeus Inc. is a software company headquartered in Albany, New York

Sem comentários:

Enviar um comentário