ECONOMIA


O JRW falou com E.T, sobre a notícia que está em todos os jornais do planeta. Como sempre o Rimante está na vanguarda e foi o 1º órgão a ouvir o visado.
P- As notícias de investigação por lavagem de dinheiro, têm fundamento?
R- É provável.
P- Mas é muito desconfortável para o Vaticano, uma notícia deste teor...
R- Porquê?
P- É evidente, por lavagem de dinheiro...
R- Nós no BV não aceitamos guardar nos cofres dinheiro sujo. Como é evidente o dinheiro quando cá entra é imediatamente lavado. É um processo que utiliza tecnologia e processos muitos complexos, desde máquinas lavadoras sofisticadas e passando pelas de secagem rápida.
P- Mas é normal entrar dinheiro sujo?
R- Como compreende, o dinheiro passa por muitas mãos, com várias actividades e que nem sempre  protegem a limpeza do mesmo. Este é um banco que se preza de que todo o dinheiro que tem depositado, é bacteriologicamente puro. Aliás é uma vantagem competitiva, reconhecida por grande parte dos nossos clientes, que gosta de ter o seu dinheiro lavado.
P- E o branqueamento de capitais?
R- Qual é o problema?
P-  Qual é o problema???
R-Para mim nenhum. É óbvio que após a lavagem, temos um processing, que branqueia os capitais, sejam eles em dinheiro ou noutra espécie.
P- Mas isso é crime...

R- Crime ? Branquear capitais é crime? Seja razoável, apesar de a sua pergunta estar carregada de índole malévola e contrária aos nossos princípios. O branqueamento apenas consiste em recuperar a cor já amarelecida de muito do dinheiro, entretanto já lavado. O manuseamento em actividades diversas, descora o dinheiro. A direcção de branqueamento, promove a devolução da cor ao dinheiro. É evidente que não é branco, a maioria das notas são de cor diversa. Tal como pintamos um carro, nós branqueamos o dinheiro, injectando-o no mercado com muito melhor aspecto. Se isto é crime, por onde vai a Justiça.
P- Pelas suas palavras, a notícia não passa de especulação...
R- Nós temos muito cuidado com a especulação. Aqui no BV lava-se, branqueia-se, mas não se especula. Nós financiamos vários projectos com dinheiro lavado e branqueado, que é mais apropriado falar em DINHEIRO NOVO, novos capitais, novos projectos com dinheiro limpinho e clarinho.
 O JULIUS RIMANTE deslindou mais uma história rocambolesca, que envolveu o banco da Igreja, mas que não passou de um mal entendido

Sem comentários:

Enviar um comentário