TODA A VERDADE


                                                                        ALTAVOZ

O JRW, em rigoroso exclusivo, transcreve a conversa escutada entre o Ministro das Finanças e o PM, no restaurante Solar dos Presuntos. O PM almoçava com um reputado banqueiro português, afim de o convencer à compra de alguma da dívida pública do Estado. Este parecia não estar particularmente motivado para a operação, mas segundo conseguimos apurar, dependeria muito das garantias que o PM estaria disposto a prestar. Foi com um esgar depreciativo, que o banqueiro escutou do PM, que este estaria disposto a hipotecar o seu apartamento na Azinhaga dos Besouros e uma colecção de moedas Henriquinas. O banqueiro estava a contestar que não era suficiente a proposta, quando o PM recebeu uma chamada do Ministro das Finanças. De imediato o PM pôs o telemóvel em alta voz, mas tapava a boca como agora é usual, para dificultar a leitura labial, sempre que uma figura pública é filmada ao telefone. O hábito está de tal modo vulgarizado, que até o mais simples cidadão já utiliza o sistema, mão esquerda no ouvido, direita na boca, ocasionando por vezes dificuldades respiratórias.


A transcrição dessa curta conversa, é a seguinte:

MF- Eh pá isto já começa a atingir os limites do tolerável…
PM- Tás a falar de quê , pá…? Diz rápido, que tenho aqui um gajo que pode comprar parte da dívida….
MF- É o João Sendeiro ???
PM- Não interessa…..diz lá o que é que queres….
MF- Se for esse, põe-te a pau, compra tudo, mas não paga nada….sinceramente não estou a ver outro incauto, que te compre essa merda…
PM- …diz lá depressa….
MF- A Moody´s vai baixar dois níveis o rating…
PM- Ligas-me para me chatear com isso????
MF- Se ligo?????claro que ligo e olha lá….vê se te pões calmo ou eu deixo-te a falar sozinho…
PM- eh pá não te chateies, somos amigos…há muito tempo…não é agora que a gente se zanga…ok é o meu stress que não ajuda, o estupor do alfaiate disse que me fazia a prova final do meu fato hoje e ligou-me a dizer que passava para depois de amanhã, pois tinha um cliente que pagava e não podia prescindir…isto desorienta, mas ok, abano mas não caio….
MF- Tu com essa merda dos fatos e nós daqui a pouco nem de tanga. Eh pá obras grandes nem pensar, TGV, aeroporto, auto estradas….zero….entendeste??? ZERO….
PM- Ó pá tu estás maluco…como é possível calar essa tropa das construtoras e os outros ?
MF- Quero lá saber…tu já não consegues calar ninguém….nem a mim….o melhor mesmo é estares tu calado…tens tanta conversa que já ninguém te atura
PM- Achas ???
MF- Acho e todos acham…isto está tudo roto, não é só a banca rota, é tudo roto
PM- E agora???
MF- Dá parte de doente, começa a dizer uns disparates ainda maiores do que os que já dizes e depois um médico faz o resto…vamo-nos embora e o betinho que pegue no barco. Deixa-o ir ao conselho de ministros para aprender e fazemos a passagem de serviço…mas que bonito serviço a gente lhe vai passar…
PM- Eh pá, mas a tropa vai pensar que estamos a fugir…
MF- Ah pois vai….e não estamos???? Eu pelo menos estou….ouve lá isto acabou, vai ser tamanha borrasca que uma cirurgia plástica não vai chegar, vamos para a Roménia para um serviço qualquer, mas longe daqui
PM- Então isto está assim tão mau?
MF- Tens cada uma pá…..só tu….se os gajos baixam o rating,.. ouve lá, tás no Solar dos Presuntos?

PM- Estou porquê ?
MF- Porque vai-te habituando à ideia, vais virar presunto…não é de Lamego, mas de Castelo Branco…
PM- Tás a assustar-me….
MF- Ai estou??? Só agora??? Já te ando a dizer isto há muito tempo, não ouves….dás conversa ao Vitinho, que só nos quer ver no Tarrafal…
PM- Então que fazemos?
MF- Para já, o Ministro das Obras Públicas pede a demissão por qualquer coisa…sei lá…porque a mulher não quer aturar os empreiteiros, que estão sempre a correr-lhe para a porta…porque é professor e não está para levar aulas de toda a gente…que não quer trabalhar com falidos…sei lá pá….inventa….olha também pode ser porque o conselho de ministros não dá o exemplo…pois devíamos cumprir as normas de segurança no trabalho usarmos capacete e colete e ninguém usa…qualquer coisa…
PM- Mas para quê??’
MF- Porra pá…porque pára tudo, porque não há ministro, ainda não percebeste? Só metes outro daqui a uns meses…até lá ganhamos tempo…de certeza que vamos embora antes…era muito azar a gente estar cá até lá…
PM- Ok. Se achas melhor, vou já chamar o Dengonça e digo para trazer as malas…
MF- Já devias ter chamado…e esse gajo do banco, diz-lhe que depois o Paços Conselho trata com ele…já não é tarefa tua…faz o que te digo…e depressinha…
PM- Já pedi o café…aqui vou eu…
Toda a Verdade   levou até si, o diálogo confidencial, mas não muito…travado entre o PM e o MF num discreto telefonema em alta voz, no Solar dos Presuntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário