PEKIN OPEN


 MARATONA, que iniciou os RIMANTE´S GAMES no ano transacto, tem mantido uma regularidade de enaltecer, tendo vencido já cerca de 20 jogos, em cerca de 180 que já disputou, uma média superior a 10 % e já venceu 3 sessões.

O seu desempenho nos OPEN, tem também sido uma agradável surpresa, pois mantém o 4º lugar, no GRAND SLAM, vencendo 13 jogos e equidistante do 3º e 5º lugar com 4 vitórias.
Fomos ouvir MARATONA e avaliar a sua predisposição para o PEKIN OPEN.

P- Decorridos 111 jogos do GRAND SLAM, o que se lhe afigura dizer?
R- Estou satisfeito com a minha participação, não há a menor dúvida que o melhor estilo de jogo é o meu...
P- Contudo há 3 jogadores melhor colocados...
R- O termo está muito bem aplicado...foram lá colocados...
P- Mas o que pretende dizer ?
R- Isso mesmo, foram lá colocados...já viu a idade deles? Todos acima dos 50, muitas vezes parecem xéxézinhos...
P- Mas Caçador é senhor de um jogo potente...
R- Não faça rir com o potente...realmente é senhor de um jogo, mas de potente, só se for na berraria e na pressão sobre os mais timoratos...
P- Quem por exemplo ?
R- Olhe veja o Estaline, parece um cordeirinho, até se encolhe para o macróbio jogar...
P- Porque razão reúne um numeroso grupo de fans no Brasil, que contribuiu até para que o JRW instalasse a sua delegação em Fortaleza ?
R- Fiz vários torneios no Ceará, em que me era reconhecida, modéstia à parte, uma tacada poderosa e demolidora. Ganhei várias simultâneas, em que jogava em diversas mesas, tipo muito utilizado no xadrez. Particularmente no Mucuripe, uma sala de jogos de nível internacional, o meu desempenho foi sempre muito salientado. Devo isso aos nossos irmãos e irmãs de além mar. Também participei em torneios no Pirata, outra casa de jogos de mesa bastante afamada, em que não deixei os meus créditos por mãos alheias. Penso que esse lastro de simpatia e a memória desses emocionantes jogos, é a razão para que continuem a seguir a minha carreira.

P- Mas na Europa os desafios são mais complicados...
R- Nada disso, são é mais de bastidores, muito jogo de secretária e de conversa, porque no que respeita a tacar....é muita fantasia...muita parra e pouca uva...Os que andam no Grand Slam, desde os reformados, avozinhos, estalinistas e caçadores de gambuzinos, o taco para eles, já foi chão que deu uvas, resta-lhes os bastidores...já têm que deitar muito pó de talco, para a tacada correr...mas lá a mania têm eles...se a FEBRAS fosse isenta, já tinha castigado muitos deles como fez com o reformado.
P- Continua a manter aspirações?
R- Como é evidente, apesar de usar um taco curto, ele tem chegado para ganhar muitos jogos, ainda ontem o reformado cheio de treta e blá blá... caiu aos meus pés, sem apelo nem agravo. Outros cairão e passo a passo, vou lá chegar.
P- Pelo que se deduz das suas palavras vai atacar em Pequim ?
R- Eu vou atacar em todo lado...Pequim é já, mas tenho grandes expectativas para Rio de Janeiro, Madrid e vencer no Porto.
P- Mas vai encetar novas técnicas ?

R- Qual encestar, qual carapuça, vou mas é embocar as bolinhas desses possidónios, que já deviam estar a descansar e andam a fazer de conta que são jogadores.
P- Quem lhe tem agradado mais, dos seus adversários ?
R- Sem dúvida, Estaline, pois não é adversário de ninguém, anda só para competir. Em 90 jogos ganhou 2, mas foi sem querer. É um adversário de grande cortesia e tem uma presença moderna na mesa. Escreve muito durante os jogos, usa a técnica de Van Gaal, com muitos
apontamentos, estuda pormenorizadamente os adversários. Não ganha, porque segundo dizem, não percebe a própria letra, o que dificulta a aplicação das tácticas,. Mas na realidade, é senhor de uma tacada precisa...a precisar talvez de um pouco mais de concentração. Quando o conseguir Estaline pode certamente subir 1 lugar.
Foram estas as palavras de MARATONA, um player que tem vindo a afirmar-se no GRAND SLAM e que promete grandes cometimentos nos próximos OPEN, para alegria da sua "aficion".

2 comentários:

  1. Fãs e a Tacada poderosa
    Interessante este jogo simultâneo ao estilo utilizado no xadrez;mais interessante ainda por ser no Mucuripe,deveras!
    Sabe que fiquei cá a pensar com meus botões se podias ensinar-me,quem sabe pratico aqui em Brasília.
    Só fiquei em dúvida;o que faria com os tacos ociosos?Ora,esta,partiria as cabeças das fãs de Fortaleza!!!!!!

    ResponderEliminar