ACTUALIDADE

                           "O Polvo”


Face Oculta: "Sol" revela estratégia para controlo de Media
O semanário "Sol" desvenda hoje mais pormenores sobre a alegada conspiração do Governo para controlar a comunicação social. A compra da TVI e do JULIUS RIMANTE WORLD serviria para criar um grupo de Media "amigo" do Executivo.

Foi com grande apreensão e revolta que a gerência do JULIUS RIMANTE WORLD, teve conhecimento das pressões de elementos ligados ao poder, para controlar este jornal de implantação planetária. Com surpresa, pois nesta casa ninguém é pressionável, mas só agora compreendemos a forma subtil de que se servem os poderes ocultos, não para a pressão, melhor dizendo, trata-se de uma verdadeira compressão: senhorio a chantagear com despejo, ameaças de corte de energia, telefones e até de água, tudo assente no pretexto de falta de pagamento, como se a simples falta de pagamentos durante 6 meses, fosse motivo, para tal atentado à liberdade de imprensa. Não pagamos e não vamos pagar, pois este jornal não se verga às pressões, venham elas de onde vierem, seja do senhorio, da EDP, dos SMAS, ou de outro qualquer credor a soldo dos poderes que nos querem silenciar.
Revolta, pois não tivemos conhecimento de qualquer proposta de aquisição por parte de uma entidade pública ou privada. A gerência do jornal, esteve, está e estará sempre disponível para se vender a qualquer interessado, desde que o pagamento se faça em numerário.
A liberdade da comunicação e expressão é um valor inestimável, sustento da democracia, mas estamos na disposição de contribuir para a paz social, desde que haja alguma compreensão com o nosso passivo insustentável. O JULIUS RIMANTE exige escarecimentos sobre este atentado à independência e soberania do jornal.

O n/ director, Dr. Zé Nina, contactou Mandinho Varada para nos informar o que se aprouvesse sobre a matéria. A seguir descrevemos a escuta da conversa entre os dois.

P-Parece impossível Dr. Mandinho, a tentar fazer um grupo com o JULIUS RIMANTE e outros e ninguém nos disse nada ?
R-Eh pá, vocês desculpem lá, mas só vos ia comunicar, quando a coisa estivesse já irreversível...
P-Mas, aqui ninguém se opunha, estava tudo de acordo, aqui tudo queria ir para o grupo, as contas para pagar são tantas que qualquer grupo servia...
R-Eu sei disso, mas essa tropa estragou tudo....
P- Quem? Sim quem foi a corja que impediu a constituição desse grupo internacional, que seria a jóia da informação portuguesa ?
R-Foram os escuteiros....
P-O quê????? essa cambada de fardados, que não faz nada, a não ser ir às missas de calções ????
R-Não são esses escuteiros.....são os das escutas...dos telefones...ouviram as conversas e...vocês já sabem o resto...
P-Parece impossível a pouca vergonha a que chegou a nação. ..ouvir as conversas de gente que tratava da nossa vida e nós sem sabermos de nada....e agora ? a previdência cautelosa não deu nada.....
R-Claro que não, ainda foi pior, eu disse que aquilo não ia com previdências cautelosas, aquilo só ia com providências imediatas e à minha maneira....fogo naquela merda toda....
Ó pá, agora não sei como vai ser, tá tamanha trapalhada, que o melhor é vocês aguentarem, até a poeira pousar....
P-Mas que pousar?????...a poeira aqui, está em tudo quanto é sítio, é no ar, é no chão é nos móveis....não temos empregada de limpeza há mais de 3 meses, despediu-se...não pagávamos há 6.....
R-Pode ser que a Prisa queira entrar...
P-Entrar na prisa?????? mas ouça lá ó Dr. Mandinho, por dívidas ninguém vai para a prisa, se não o governo, já estava todo no Linhó....nós queremos pagar....não temos é com quê....
R-Ó homem não essa prisa....é a Prisa a empresa espanhola....de comunicação...
P- Ah....estou a ver... e quem fala com eles ?
R-Vou ver, depois digo alguma coisa. Até breve.

E pronto, ficamos assim.....tal como estávamos antes....livres, independentes, mas sem um cêntimo prás despesas.....a democracia e a liberdade têm destas coisas, mas antes quebrar que torcer....(o senhorio já ameaçou que ia quebrar os ossos do gerente....)

1 comentário:

  1. A reportagem até estava a ser boazita, mas pagamentos em numerario.....isso cheira-me (e não fui eu) a fuga ao fisco e a branqueamento de capiais. Mas pronto, com 6 meses em atraso até se compreende.
    Bilharista

    ResponderEliminar