PARADOXO


Paradoxo: Uma multidão de portugueses à espera que portugueses fossem esmagados por estrangeiros. Passou-se naturalmente no Estádio da Luz, os 3 únicos portugueses que estiveram em campo entre 28 jogadores, jogavam no…Chelsea…
O próprio Chelsea apresentou 2 ingleses. Isto de falar em equipas portuguesas, inglesas, italianas e afins é uma treta, hoje em dia o espectáculo não tem nada de patriótico, é de mercenários.
Quando se via o Benfica das décadas de 60 e 70, pulsava o sangue de Portugal, mesmo que se não fosse adepto do clube, Eusébio, Coluna, Simões, Águas entre outros, eram um símbolo nacional mesmo em tempo de ditadura.
O Porto chegou também ao topo, mas numa mescla de nacionalidades. No Benfica só se falava português.
Não interessa aqui escalpelizar o porquê, haverá muitas razões e a mais importante será a incapacidade para reter os bons jogadores portugueses, que são transferidos para os grandes clubes a peso de ouro, mas o facto é que actualmente nas grandes equipas portuguesas fala-se espanhol, francês e enfim o português…só que… com sotaque.
Hoje foi um bom exemplo deste paradoxo, os portugueses estavam todos do lado contrário. Haveria sempre portugueses a perder, ou jogadores ou adeptos…
O fanatismo atingiu um tal nível, que se por hipótese académica o Chelsea tivesse apenas jogadores portugueses da nossa selecção e o Benfica só espanhóis, os adeptos portugueses morreriam por Castela…

Sem comentários:

Enviar um comentário