PETIÇÕES


Petir está na moda. Pete-se para isto e para aquilo. Até o JULIUS que tinha uma secção que intitulava Donas de Casa, foi alvo de uma ameaça de petição no Facebook, por parte de algumas supostas donas de casa, que se sentiam ofendidas pelo avilte que fazíamos todos os dias, ao publicar belíssimas Donas de Casa. Invocaram a superficialidade a que reduzíamos as verdadeiras Donas de Casa. Depreendemos que só aceitavam donas de casa de avental e feias. Como não quisemos dar um motivo para mais uma petição, mudamos o nome e as belas deixaram de ser Donas de Casa. Tivemos pena, mas não fomos nós que despromovemos as fantásticas Donas de Casa que publicamos ao longo do tempo. Foram algumas leitoras que acharam que as Donas de Casa não podem ser belas e insinuantes…paciência…as musas nunca poderão ser Donas de Casa…(esquisito).
Mas o tema da abordagem não são as Donas de Casa, o tema é a petição para a demissão do Presidente da República.
A sociedade tem um efectivo défice de democracia, pois é continuamente posta perante decisões políticas que confundem, que são a antítese de promessas eleitorais, de cidadãos a clamar por austeridade e que são receptadores de remunerações absurdas, de sacrifícios que são impostos a uns e que outros contornam das formas mais ousadas e desafiando a credibilidade dos governantes, de tráficos de influência de organizações secretas, de nomeações para cargos públicos que objectivamente são pagamentos de letras de favor e um sem número de enormidades.
Perante isto resta-lhe o burlesco, resta-lhe fazer de conta que existe após as escolhas eleitorais. A maioria absoluta de votantes escolheu o Professor, as alternativas não eram também grande coisa, mas escolheu. O Presidente na sua natural degradação do hardware provocada pela erosão do tempo, denuncia também uma natural erosão no software, que vai evidenciando com alguma regularidade, sempre que procura o improviso. Resguardado no discurso em A4 não comete muitos deslizes, mas sempre que fala em directo a coisa fica feia. Mas peticionar a sua demissão é um exagero e seria mais apropriado pedir o livro de reclamações e escrever. O livro amarelo existe para isso mesmo, reclamar.
Essa coisa de petir (peticionar) por tudo e por nada, vai vulgarizar tanto esse legítimo direito democrático, que qualquer dia até vai surgir algo que se justifique e as pessoas não vão aderir.
Os peticionistas deveriam em alternativa pedir o livro de reclamações e zás,
“Sr. Presidente, o Senhor é um gastador, o senhor não cobre as despesas com 10.000 euros por mês? Em que gasta tanto dinheiro? É na mercearia? Procure as promoções e produtos da linha branca. É no casino de Vilamoura? Acabe com isso, jogue o Monopoly e sempre pode comprar a EDP e a Rua Augusta. É nas chamadas de valor acrescentado? Diga para lhe bloquearem esse vício. É a comprar os programas da Apple para o iPad? Peça para instalar um jailbreak e pirateie tudo o que puder. Enfim, poupe, deixe de comprar os fatos na Zara e vá aos out-lets.”

Sem comentários:

Enviar um comentário