VOCÊ SABIA ?

A IBM fez uma apresentação em vídeo aos seus colaboradores, de que damos aqui um extracto do que nos pareceu mais surpreendente, sob a designação "mudanças acontecem" e questionando-os com um enigmático "você sabia que...".
Notável pela simplicidade e acutilância.
Você sabia que em 2010 o conhecimento humano dobrou a cada 72 horas?
Eu não.
Você sabia que a quantidade de nova informação gerada no mundo durante um ano é maior que a gerada nos últimos 5.000 anos ?
Eu não.
Você sabia que a quantidade de informação técnica nova dobra a cada 2 anos?
Eu não.
Veja com atenção o quadro e surpreenda-se.


A insegurança e a incerteza tomou conta das pessoas. Os ricos atemorizam-se com o risco da perda e os pobres sem saber como o evitar.
A sociedade que é sempre uma amálgama de pessoas de várias idades, educação, culturas, condições de vida e um sem número de outras variáveis, está posta perante um frenesim de mudanças e upgrades, que quase significam um reset ao conhecimento anterior, tal a velocidade da sucessão da informação. Fica-se sem se saber se é bom se é mau.
A gestão passa a ser focalizada no curto prazo, pois é tal forma a redundância do conhecimento actual, com a volatilidade de dobrar a cada 2 anos, que desmoraliza o perder demasiado tempo com o que se sabe hoje, pois em 2014 já duplicou...
Os jovens de hoje serão freelancer profissionais, sem criar raízes nas organizações com que vão colaborar. Passar por 10 a 14 empregos até aos 38 anos de idade, vai impossibilitar perceber a cultura das empresas e criar afectos organizacionais e de camaradagem. Vai ser cada um por si e o dinheiro por todos.
Fascinante e preocupante o excerto da apresentação da IBM, vale a pena ver e reflectir, quanto mais não seja para percebermos que "não sabíamos..."

Sem comentários:

Enviar um comentário