ECONOMIA




CLUBE da BANCARROTA

Conceito de Bancarrota
O termo Bancarrota foi inicialmente utilizado pelos banqueiros/cambistas da Idade Média para caracterizar uma situação de dificuldades nos negócios e de difícil recuperação; numa situação deste tipo, os banqueiros/cambistas ao desistirem do negócio quebravam a banca, a chamada bancarrota na língua italiana. Actualmente o termo bancarrota é utilizado para designar uma situação de falência de uma qualquer organização ou até de um País.

                    MEMBROS CLUBE BANCARROTA
             Roménia-Bulgária-Lituânia-Letónia- Hungria
             Grécia - Portugal- Irlanda - Espanha - Itália

Recuperamos a entrevista dada pelo PM sobra a matéria, em setembro e que mantém toda a actualidade.
O PM deu uma conferência de imprensa, aberta ao público, acompanhdo pelo Ministro das Finanças, após ter sido conhecida a nossa classificação, daquele prestigiado Clube. Às perguntas dos jornalistas, o nosso PM respondeu sem redondâncias e com grande sentido de Estado.
O PM a informar o MF da feliz ocorrência~5º lugar no  CB

P-O 5º lugar é para manter?

R- Como é evidente, não foi fácil lá chegar, foi preciso muito esforço de gasto, muitas horas a ver como se podia gastar e depois gastar mesmo...

P- Está feliz por estar no Clube Bancarrota?

R- Estou muito feliz, pois há anos que perseguíamos este objectivo e só agora o conseguimos. Penso que foi uma vitória de todos nós, não só do governo, mas de todos os cidadãos. Cada um de nós como um todo, contribuiu como pôde, para este desígnio nacional. Estou muito orgulhoso e penso que depois de lá estarmos, tudo farei para nos mantermos e se possível subir ao pódio.

P- Tem projectos para o futuro?

R- Projectos é o que o governo tem mais, vamos implementar alguns que nos garantirão a manutenção no Clube por vários anos. Tenho sido atacado com vilania, por razões que todos conhecem, mas quando o governo consegue estes sucessos, as notícias são parcas e não salientam o empenho da governação. Mas já estamos habituados e isso não nos demove de continuar na patriótica missão de sermos um membro do Conselho Permanente do Clube Bancarrota.

P- Mas as medidas de austeridade, vão dificultar esse objectivo...

R- Com efeito vão dificultar, mas estamos preparados para isso, anunciamos muitas medidas que vão resultar muito pouco, há agravamentos que só atingem meia dúzia de contribuintes e os outros vão novamente ser distribuídos por novos beneficiários, de forma a que tudo fique na mesma. Se de qualquer modo a coisa ficar feia, lançamos de imediato um troço de TGV do Poceirão para Vila Pouca e pronto está resolvido...mas isto é apenas uma hipótese se se entender necessário. Sair da Bancarrota é praticamente impensável, resultado das políticas em bom tempo por nós lançadas. Sempre dissemos que o futuro nos daria razão...mas sinceramente, pensava que não seria tão rápido...

P- O país vai ter ainda mais dificuldade de aceder aos mercados internacionais do crédito...

R- Não vai ter dificuldade, vai ter uma impossibilidade, os membros do Clube têm esse privilégio de lhes ser inacessível o recurso ao crédito.

P- Como se financiará a economia?

R- Na fase em que nos encontramos, não nos parece importante esse facto, pois a Economia há-de resolver os seus próprios problemas, estamos certos disso. O Governo pode contribuir com o seu saber, mas isso é um problema global, não um problema nacional, portanto já falei com o ministro dos negócios estrangeiros, para estar atento às movimentações globais e se algo tiver interesse para nós, comunicar-me.

 (uma popular na assistência apoiando o PM)
P- Então corremos riscos de cessar pagamentos?

R- Eu penso que não, pois como disse atrás, tomamos todas as directrizes para prevermos com grande rigor, que cessaremos de facto os pagamentos, portanto o risco de continuarmos a pagar ao estrangeiro está ultrapassado.


P- O que vai fazer agora?

R- Vou comemorar com toda a equipe este novo grande êxito do governo, reconhecido pelos mercados e pela comunidade internacional, de termos conseguido ser membro de pleno direito deste grande Clube, que muito prestigia o nosso país. Boa noite a todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário