ACTUALIDADE

              CASAMENTO ENTRE IGUAIS



 O Julius Rimante World, promove uma auscultação pública, sobre a nova legislação sobre casamentos de pessoas do mesmo sexo, denominado casamento entre iguais nos termos do princípio da isonomia.
Países como: Noruega, Suécia, Espanha, Bélgica, Canadá, Uruguai, Holanda, África do Sul e alguns estados dos EUA, já reconhecem o casamento civil entre indivíduos do mesmo sexo.
A matéria é polémica e também por isso procuramos um leque alargado de contribuições de portugueses, independentemente das razões de cada um.
Limitamo-nos a pôr a questão objectiva a cada entrevistado: Se concorda com o casamento de pessoas do mesmo sexo e que justificasse a resposta.
É desse grande trabalho de campo, que publicamos 7 opiniões que consideramos relevantes e reflectem a generalidade do inquérito.
A amostra é representativa e o nível de erro é de 3,265 % e foi recolhida de entrevistas pessoais realizadas por técnicos do JRW, em freguesias representativas da amostra, no período de 14 a 16 de Dezembro.

João Silveira- (controlador aéreo)
-Concordo, é claro.
-Vivo maritalmente com um cidadão, há cerca de 10 anos, com menos 10 anos que eu. Divorciei-me da minha ex-mulher há 10 anos, que também tinha menos 10 anos do que eu.Eu trabalho e ele está em casa, na lide doméstica, porque não quero que ele trabalhe. É muito vistoso e não quero chatices nos empregos. Já trabalhou em 2 lojas e tive de me incomodar com os patrões, foi um assédio incrível, arranjavam sempre serão ao rapaz, para o poderem levar a jantar e a seduzirem o moço. Cansei, ficas em casa e o que ganho vai dar para a sopa. Tudo porquê ? porque não podia dizer que era casado. A sociedade respeita mais os casados. Agora vamos legalizar a nossa vida, passamos a ser um casal, vai adoptar o meu apelido Silveira, em qualquer lado seremos os Silveiras, deixamos de ser amantes para ser um casal respeitado.

Fernando De Lacosta-(alfaite)
-Não concordo.
-Se o Hitler fosse vivo, esta tropa ia toda para Nassau, mas o que é isto ??? 2 gajos casarem ??? por alma de quem ??? Já disse à minha mulher que quero o divórcio, não quero confusões, antigamente um tipo casava-se para se livrar da fama de paneleiro....e agora quem casado é suspeito de aderir à causa ? Nem pensar. Divórcio e já. Elas também têm culpa, tanto azucrinaram a tola dos genuinos, que houve muitos que não resistiram. Eu por mim, até me arrepio, só de pensar que posso ser convidado para uma boda dessas. Tem se saber antes e muito bem a origem dos noivos.....(até se diz... DOS NOIVOS.....veja, como isto está tudo feito....), para uma pessoa não ser testemunha duma vergonha dessas.

Dorinda Gomes (doméstica)
-Concordo.
-Mas é evidente, eles têm que conhecer o pão que o diabo amassou. As limpezas, fazer as refeições, ir ao supermercado, aturar o mau génio das empregadas e toda a porcaria da vida das mulheres.
Já disse ao meu homem, que as leis são para se cumprir. Que trate da vidinha, se não arranjar homem, eu arranjo um para ele, porque para mim já chegou, sério, trabalhador e que olhe por ele. Já lhe disse, que para começar vida, pode levar alguns tarecos.
A lei é boa, de certeza que lhe vão aparecer boas oportunidades, que não se arme em esquisito como foi comigo, que veja o jornal, vista umas roupinhas mais ligeiras-pode até levar umas saiinhas minhas- que vá a essas casas de baile, que fale com os rapazes no metro e que diga que é assunto sério, que não é para umas horas de prazer, que é para um relacionamento sério, para casamento.

Luís Condesso (manequim)
-Concordo.
Ando sempre muito confuso. A lei vem ajudar muito pessoas como eu.
Tenho namoro com uma colega e também com um colega. Acho que já tenho idade para me aconchegar, a sociedade pendia para ela, mas o coração pende para ele. Agora já não tenho pruridos, quem me levar o coração, leva-me a mim. O meu pai anda-me sempre a dizer –“Luís quando te casas?”, eu sempre a adiar, mas graças ao governo, vou-lhe responder com uma voz bem grossa- “ pai..., depende do Manecas...”


Silvério Seara (agricultor)
-Concordo.
-Ó pá, eu não estou bem por dentro dessas coisas, mas acho que se vai ter subsídios da CEE é bom. A lavoura está pela hora da morte, tive de comprar adubos para os tomates e paguei o couro e o cabelo, com a agravante dos tomates pra se vender, é uma coisa horrible. Se um gajo puder casar todos, é bom, tenho lá uns moços, que pro môr do subsídio, vão já casar. As raparigas também são muito feias, algumas já estão encalhadas, casam-se umas com as outras. Uma coisa quero, vai tudo casar, não quero ninguém solteiro. Elas com eles, eles com elas, eles com eles e elas com elas, mas solteiros é que acabou. Vou avisar a Rosa, para avisar a malta que até à Páscoa não quero ver ninguém sem home ou mulher, prós filhos que se organizem, eu não sei como vai ser, mas deve vir uma lei pra resolver isso. Entretanto que se entendam, aluguem  barrigas, ouvi dizer que se pode alugar, mas chega por 9 meses, mais é gastar dinheiro sem necessidade. Se a renda for boa, até a minha Rosa pode alugar a dela, A minha não alugo, tudo que veio dos velhos vai comigo pra cova, podia morrer enquanto a tinha alugada e lá ia eu sem barriga, nem pensar.

Padre Sá Semedo
Não concordo.
Meu filho, tu já viste ao que se chegou ? E pode ainda descer mais... Casamento entre iguais ? Lá que façam as suas vidas, tudo bem, agora casar!!! que é um sacramento muito nobre, ainda que a lei não tenha nada a ver com a Igreja, é horrível.
Qualquer dia vais ver uma lei para casamento com burros, com camelas, galinhas e sei lá o que mais....
Como sabes o Limbo acabou, é muito provável que esta tropa toda vá parar às labaredas, os que fizeram as leis e os beneficiários.
Vê lá tu a preocupação das famílias, quando um moçoilo ou moçoila, anuncia que vai casar. Deve dar arrepios......ninguém pergunta nada, será entre iguais ou desiguais? Toda a gente vai lutar pela desigualdade, já viste ???? Tudo a pedir desigualdade, quando o mundo precisa é de igualdade e solidariedade.
Nos meus sermões vai ser uma blasfémia permanente... comigo a lutar pela desigualdade. Olha, sabes o que te digo ? Mais vale ir para padre, evitas decisões complicadas e não afliges a família. Deus te abençoe.

Cilinha Lopes (fisioterapeuta)
Concordo.

Tenho 25 anos vivo com a Jôse há 3. Trabalhamos as 2, mas às vezes temos de meter baixa para assistência uma à outra.... népias, não nos aceitam como casal. Empréstimo à habitação para comprarmos casa....népias....não somos casal....Queremos adoptar uma criança....népias...não somos casal.....MAS OUÇAM LÁ CASAL É UM TER + 15 CMS (os que têm...) NUM SÍTIO QUE POUCA IMPORTÂNCIA TEM???? ...quando elas descobrirem, que eles dão para usar e pouco mais, acaba esse machismo pacóvio...e voltamos ao matriarcado, de onde nunca se devia ter saído....
Eles é cremes de mulher, roupa de mulher, jeitos de mulher, nós somos sempre mulheres.....até com mulheres.....eles viraram....nós continuamos a ser o que sempre fomos....MULHERES.


O JRW, como orgão independente, não formula juizos morais sobre a matéria, deixando à consciência de cada um, a apreciação da bondade da legislação, mas não deixou de abordar o sentimento e opinião de muitos cidadãos.



Sem comentários:

Enviar um comentário