A VOZ DE VÓS...

                                 
                         TEIXEIRA DOS TANTOS




Isto está a tomar proporções inimagináveis, o JULIUS RIMANTE WORLD, não tem capacidade de resposta para as solicitações  que nos chegam de Portugal e do exterior, para repormos a verdade de muitas ignomínias que todos os dias são publicadas por esse mundo fora.


Como é evidente, nós somos já denominados o GREEN-PEACE da comunicação mundial, todos recorrem a este orgão, cada vez mais prestigiado, veja-se ainda recentemente a video-conferência do Sheik Rashid, esclarecedora e denunciadora da arrogância da imprensa da mordaça e dos poderes ocultos. Continuamos firmes no nosso propósito, sem apoios financeiros de qualquer espécie, excepto os donativos recolhidos em campanhas de rua junto de cidadãos anónimos, que aparcam as respectivas viaturas nas imediações de restaurantes e artérias movimentadas, que se disponibilizam voluntariamente a comparticipar para a prossecução do nosso objectivo, algumas das vezes inclusive,  com palavras de estímulo do género: “ vai trabalhar...”, “Vai ao Rio!!!”- ficamos na dúvida, se é para nos deslocarmos ao Rio de Janeiro, para auscultar a ligeira conflitualidade social, ou para aceder à entrevista que Rui Rio nos tem várias vezes solicitado, mas que sinceramente não vemos interesse para tal. Os mais audaciosos...” vai ter com o Sócrates!!!.”, também aqui, que nos desculpem os leitores com opinião diferente, ainda não há matéria que suscite a nossa intervenção, pois o Primeiro Ministro, tem dado mostra de grande capacidade de contra ataque perante as aleivosias de que é alvo e nós não acrescentaríamos nada à sua defesa, pelo contrário, pensamos que ficaríamos muito aquém da sua prosa.
Estas manifestações de apoio, por vezes não são acompanhadas com qualquer donativo, mas não deixam de nos fazer sentir orgulhosos, pois a nossa missão é compreendida e incentivada,
Tudo isto para quê?
Para mais uma vez sairmos em defesa de um cidadão, que se vê vilipendiado no exercício das suas funções.

Mal terminou a audição na Comissão de Orçamento e Finanças, tivemos conhecimento através de fonte anónima, que Teixeira dos Tantos, ainda nos Passos Perdidos, gritava a plenos pulmões “CHAMEM O ZÉ NINA DO RIMANTES!!!!!!!!”.

E cá estamos nós a dar a Voz a este cidadão, que por acaso é ministro, para se defender das vis acusações de que foi alvo.


              (cacilheiro em que nos reunimos com  Tantos)

Recolhemos o seu depoimento num cacilheiro, navegando à noite sobre o Tejo, em direcção ao Barreiro, com ida e volta e em pleno convés, enquanto chovia que Deus a dava, para evitar espionagens políticas e não só. Discretamente trajados, para não atrair indesejáveis, o Dr. Tantas estava de gabardine azul bébé, que reluzia a espaços, com os raios e faíscas que caíam profusamente no rio. Levava óculos de sol, tipo body-guard, que lhe transmitia uma sobriedade e pose, típica dos filmes americanos de espionagem do tempo da guerra fria. Eu levei um fato oleado preto com aquele chapéu tipo Infante D. Henrique, com cortinas laterais, que uso quando vou na minha vespa, em reportagens urbanas. Deixamos os telemóveis numa tasca do Terreiro do Paço, para evitar essas malditas escutas. Os telefones antigamente davam para falar e ouvir.....agora só para ...escutar....já ninguém fala....toca o telefone....trrrrimmmm.......atende o cidadão chamado.....ninguém diz nada....a ver quem está do lado de lá....só se escuta....”tô.?...”.-o chamador- “alô?...”-o chamado- “sim...tô?...”-o chamador- “sim....alô?...” o chamado– e pronto, passa-se o tempo nesta conversa amena e de grande confiança mútua...

Para evitar estas situações dúbias, optamos por nos desfazermos, como atrás referimos,  dos ex-telefones,  actualmente designados  apenas por  fones.


-Entao,  Tantos...? vejo que está fora de si, tenha cuidado que ainda lhe pode dar qualquer coisa no coração.....

-Ó Zé eu estou fartinho disto tudo, já não aguento esta cambada. Vê lá tu, que é tudo a mandar palpites, mas já todos lá estiveram e todos enterraram um bocadinho:o Silva Topes, o Medina Parteira, o Jacinto Gunas, o João Salgueiral, o Nani Topas, o Miguel Cadillac, o Miguel Feioso, o Praga de Macedo, a Nelinha Leite e outros mais ...e esta tropa toda, só critica, só critica e soluções.....népia....

-Pois eu sei, mas de qualquer forma é voz corrente que o défice, vai ser do piorio.....

-Ouve lá, Zé não te deixes intoxicar, o défice vai ser cerca de 8.5 %, não é muito, está controlado...porra que aqui chove!!!!! (a chuva no convés do cacilheiro parecia um dilúvio), ...vamos fazer um sorteio a nível mundial, ao preço de 1 euro cada rifa, se os chineses e os indianos comprarem uma rifa cada um, lá se foi o défice. Como penso, que também vamos vender na América e no Brasil, vamos também resolver o défice de 2010 e 2011.

-Realmente a tua visão estratégica é fenomenal e estes tipos ainda não entenderam.......e qual é o prémio?

-Ora bem, ainda não está definido, mas estamos na dúvida entre uma semana de férias na Quarteira, com tudo pago, ou um trem de cozinha e um computador Magalhães. Como sabes, podemos sempre adiar a data do sorteio.....aquela habilidadezinha....e até pode ser que fique prá casa....

-As más línguas também dizem que o défice foi comunicado ....já depois das eleições.....

-É essa tropa fandanga, que diz isso.Imaginas as contas que foi preciso fazer? Julgas que demora pouco tempo? Ó Zé, eu nessas coisas não confio em ninguém, fui eu que fiz as contas todas, com provas dos nove e provas reais, computadores está bem.....mas não é para estes serviços....foi tudo à unha.....aí não há viroses, nem hackers, nem essa merda (desculpa), toda que se ouve pra aí falar....à unha....à unha....

-Ó Diabo, então isso foi um trabalho do camano....mas fizeste bem, com as provas dos nove e reais, não pode haver erros.....

-Pois claro que não.....

-Mas ó Tantos, diz-me uma coisa, os iluminados dizem que mandaste muita nota para o BPN.....

-Ouve lá isso não foi nada comigo, o Zé Só, quis que fosse assim, eu avisei, disse logo, que aquilo ia ser um poço.....mas a tia tinha lá uns dinheiritos e já lhe tinha ligado mais de 20 vezes, ele já não aguentava. Que é que fazias no meu lugar?

-Tens razão, fazia igual, a família em 1º lugar. A tia já é de idade ?

- Acho que sim, eu não conheço, mas dizem que é de peso e podia fazer umas peixeiradas, já bastou aquele tio dele, que também é fresco....

-Não há dúvida, agiste bem, esses linguareiros e os analistas é que não percebem nada do assunto.
Mas os mesmos dizem que no BPP, não tiveste o mesmo critério....

-Zé, o que é que tem a ver os alhos com os bogalhos ?...um é um Banco de Negócios e o outro é privado....então neste, os privados que resolvam....temos de defender o que é de negócios para o desenvolvimento da economia.

-Mais uma vez tens razão.....olha Tantos, os eruditos dizem que vais ter de aumentar os impostos......mas tu disseste que não, é para manter?

-Olha lá eu nunca mudo, ....porra agora é que chove........é pá vamos apanhar uma gripe, a gabardine até já minguou.......- (realmente a chuva batia no meu oleado, com tanta força que eu nem ouvia bem o que o Tantos dizia, mas pelo movimento das mãos e a leitura labial, apanhei as ideias...)-.....dizia eu – continuou Tantos, - que não vou aumentar os impostos, claro que não. É evidente que se necessário- e vai ser-, vou introduzir umas taxas, está prevista uma sobre o vestuário.

-Sobre o vestuário????- que taxa é essa ?

- É fácil, quem andar vestido entre as 08.00 e as 21.00 paga uma taxa diária. de 50 cêntimos.

-Ó Tantos, realmente tens um grande sentido de Estado, uma taxa dessas é acessível e vai possibilitar a muita gente poder andar nua.....e vai melhorar muito a frequência nocturna....matas dois coelhos de uma só cajadada. Brilhante.

-Também penso que sim, mas tenho muitas outras para implementar, dou-te mais um exemplo, vamos criar uma taxa sobre a existência. Parece-me uma medida muito eficaz e justa, qualquer cidadão pagará pela sua existência um valor anual de 100 euros, estando dispensados no ano do nascimento e no do falecimento.Naturalmente que poderá deduzir no IRS.

-Ó Tantos, acho melhor ficar por aqui, se não ainda acabas por taxar o ar e vento. De qualquer modo justificaste muito bem, a campanha dessa cáfila de críticos, que por não terem a tua competência, só te invejam.

-É Zé, também tenho essa ideia, quanto mais rigorosos e eficientes somos , mais nos atacam, mas eu sou do Norte, cepa rija, não é com essa clique de betinhos que vou abater. Olha,  obrigado, -porra que a chuva, está do contra-, foste mais uma vez o paladino da liberdade, nessa tua luta de esclarecer a opinião pública, intoxicada com esses pasquins e quejandos ao serviço dos poderes ocultos.

A chuva não permitiu que a conversa se alongasse mais, mas brevemente estaremos de novo com Tantos, aquando da proposta de orçamento para 2010, pois temos quase a certeza, que vai gritar novamente pelo RIMANTES.



Sem comentários:

Enviar um comentário