ÍNDICES DO MEDO



A Espanha está na falência, mas tal como o dono de uma empresa insolvente não o admite e demora a pedir ajuda. Tem sido sempre assim com os que chamaram a Troika. Sócrates negou e também demorou. Esses delays causam prejuízos agravados. As taxas de juro para colocação da dívida pública (yeld das obrigações espanholas)  são uma verdadeira agiotagem (> de 7 %) e tornam insustentável o financiamento do país.
A Espanha é a 5ª economia da U.E e qualquer pedido de resgate será um tiro no porta aviões, comparado com a Grécia, Irlanda e Portugal. Seguir-se-á a Itália que naturalmente não resistirá ao eclipsar da Espanha.      
Desta forma o núcleo da armada invencível foi alvejado certeiramente e a Alemanha viu cortado o seu  triple A, que é como quem diz que os alemães começam também a ser inundados.
O euro atinge perdas surpreendentes, batendo recordes de mínimos sobre o USA$ e o Yen. A Europa mete água na casa das máquinas e parece impotente para evitar o afundamento. Os salva vidas são insuficientes para comportar todos os passageiros. Vai ter de ser feita  uma qualquer selecção que tente isolar as áreas afectadas, mas já é tarde, a água irrompeu com tal violência, que a tentativa de fechar as comportas já não será possível. A seguir será o naufrágio, que tem sido anunciado há muitos meses e sistematicamente minimizado pelos responsáveis da U.E e pelos políticos dos próprios países em default.
Os denominados índices do medo, que reflectem a volatilidade das bolsas mundiais, prenunciam o afundamento da Espanha e normalmente não se enganam. Tudo isto resulta da incompetência de alguns que devastará a vida de muitos. A crise financeira só agora vai começar. Os pequenos países foram pequenas ondas comparadas com o tsunami que está a chegar à costa. Preparem-se que o filme vai começar.

Sem comentários:

Enviar um comentário