SENHOR ERRO COLOSSAL


O défice sextuplicou o de 2011. Passou de 194 milhões até Maio de 2011 para 1.238 até Maio de 2012. Onde está o erro colossal?
As receitas fiscais caíram 3.5 %, conforme os seguintes exemplos: IVA previsto um crescimento de 10.6 % a realidade foi uma quebra de 2.8 % (um erro de previsão de 18 % !!!); imposto automóvel ISV previsto pelas Finanças: uma quebra de 15.3 %, a realidade: - 48 %!!!.
Nos outros impostos, com excepção do IRS (óbvio…),  o “environment” é o mesmo…
Moral da história, o Dr. Gaspar esqueceu-se de prever a recessão e agora deita as mãos à cabeça, perplexo com o buraco orçamental que a seguir o quadro dos 5 primeiros meses chegará aos 2.200. milhões de euros!!!. A austeridade serviu para agravar ainda mais o défice do Estado. Apesar da diminuição de algumas despesas, particularmente as que incidiram nos gastos com pessoal (óbvio…), o aumento dos juros e o descalabro do IVA que constitui mais de 40 % da receita de impostos do Estado, prefiguram um quadro devastador.
A execução orçamental torna evidente o que se sabia: ou a Troika aprova um défice superior ao estimado ou zás, mais austeridade num ciclo sem fim.
O Dr. Gaspar monetarista convicto, irrompe sobre as finanças esquecendo que a Economia é que lhe pode sustentar a estratégia possível. Sem empresas a operar que exportem ou substituam importações, sem produção agrícola e industrial que criem riqueza objectiva na produção de bens transaccionáveis, sem sistema bancário a apoiar o investimento, o que resulta são menos impostos arrecadados e mais subsídios de desemprego, ou seja: aumento de défice e empobrecimento económico.
É elementar e o ministro parece como que surpreendido, com o ar que quem tem feito tudo para cortar, mas a receita não está a ajudar…como se uma coisa fosse dissociável da outra, como se a despesa pudesse diminuir e a receita não se ajustasse à perda de rendimento dos consumidores privados.
Ora bolas Dr. Gaspar, afinal o senhor não é o pai do erro colossal, o senhor ministro é mesmo o erro colossal…

Sem comentários:

Enviar um comentário