A
LAM - Liga dos Amigos do Metro é uma ONG que tem como missão o apoio aos
utentes da linha amarela do Metro do Porto, mais precisamente entre Gaia e a
estação da Trindade.
Este
serviço tem já cerca de 2 anos e fomos ao encontro da responsável da LAM
-Madame Maria- para nos relatar o balanço da actividade.
- Madame
Maria, antes de mais o JULIUS está reconhecido por ter sido chamado ao briefing
da LAM.
Somos um órgão ainda pouco conhecido da opinião pública, mas com uma audiência interessada
nas causas sociais.
-
Obrigada eu e a LAM. Como sabe estes briefings ou lá como disse, não são muito
vulgares, aliás é o 1º que realizamos. Esperávamos pelas TV, jornais nacionais e estrangeiros, mas não
podemos protelar mais, já estamos na estação de General Torres e a chegada à
Trindade é daqui 10 minutos. Temos pois de ser céleres. Só o JULIUS está
presente, mas é suficiente para dar a conhecer a nossa acção.
-A
LIGA dá apoio em várias áreas, desde a preservação do património, apoio
jurídico, adopção, consultoria estética, aconselhamento de conforto a
aposentados, interface com a segurança pública e apoio à imigração.
-Madame,
é um vasto leque de actividades para um trajecto tão curto.
-Na
realidade aparentemente parece ser como diz. Ai desculpe, esta travagem fez-me
desequilibrar, segure-me pf. aí no manual das unhas de gel. Há uma utente que
vai entrar na estação de Jardim do Morro
que quer esclarecimentos sobre unhas de gel e a Liga está apta a prestar esse
serviço.
Madame Maria |
- Pelo
que me é dado saber, o apoio é gratuito.
-
Absolutamente, a Liga opera sem qualquer encargo para os utentes. Apenas
dispomos de um sistema de senhas de atendimento. A partir de Sto. Ovídio os
utentes podem inscrever-se para o apoio que necessitem. As consultas são
imediatas e decorrem até à estação da Trindade.
- Mas
Madame nem sempre será possível resolver as situações dentro do metro, não é
assim?
-
Tem toda a razão e muitas vezes os utentes continuam a consulta no Hall da estação da Trindade.
- Madame
pode reportar uma situação em concreto, pois a curiosidade dos leitores neste
momento do briefing está ao rubro e já não falta muito para chegarmos a S.
Bento?
-Muito
bem. Há uns dias o nosso departamento de adopções foi abordado na estação de
João de Deus por uma utente romena para a entrega imediata para adopção de uma
criança de cerca de 3 anos. Como é evidente até à estação da Trindade era
impossível legalizar a situação. Informamos a utente de que estabeleceríamos
contacto com as autoridades para formalizar a adopção completa. A utente
perante as dificuldades da burocracia reflectiu melhor e saiu a correr acompanhada
da criança na estação seguinte. A entrega da menina para ser adoptada não era
ainda uma decisão amadurecida e consideramos que a utente romena decidiu bem. O
apoio da Liga foi decisivo para que a mãe não se separasse da filha.
Situações
de interacção entre o utente e a Liga são permanentes entre Gaia e a Trindade.
-Madame
Maria em que consiste a preservação do património?
-
É a área a que mais somos chamados. Há
utentes que sistematicamente se sentam com os pés em cima dos bancos
adjacentes. Tentamos sempre de uma forma delicada apelar à correcção da
posição. Acatam com raras excepções, a
sugestão dos membros da Liga, que por coincidência sou eu.
Na instalação sonora do metro somos informados
em 2 línguas de que se aproxima a estação da Trindade. É o término da esfera de
acção da Liga e o final do briefing de Madame Maria. Olhamos em volta mas a
Madame já estava a atender a utente das unhas de gel, com o manual aberto e a
interessada a questionar a responsável da LAM, sobre a colocação das unhas na
mão esquerda. Entendemos ficar por aqui e deixar para uma nova oportunidade o
aprofundamento e os novos projectos para a Linha Amarela.
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