O AR


Quando espreitamos da janela de um avião a sensação que se tem é única e a vista, sim a vista, é aquela que mais se deve aproximar da do dia derradeiro, em que a alma se separa do invólucro, tipo fuga de gás a caminho do paraíso!!!
A imagem do exterior para quem deixa este mundo a caminho da felicidade eterna - isto evidentemente se a folha do cidadão apresentar créditos suficientes- deve ser parecida com esta que podemos ver a 36.000 pés de altitude. Olhar para baixo e ver aglomerados urbanos enormes com milhões de habitantes, reduzidos a um tamanho tão pequenino, que ajuda a reflectir sobre a nossa dimensão e importância. É como pairar sobre o que acontece e nada termos a ver com isso. Tipo ETS a espionar a vida terrestre.
O que ocorre naqueles aglomerados a que pertencemos quando a trip terminar, está para além da fantasia, no entanto vistos a muitos pés de altitude parecem imóveis, silenciosos, calmos. Passar por Madrid ou Paris a 40.000 pés de altitude é como apontar o dedo a uma cascata de S. João e só perceptível se o comandante do avião avisar os passageiros de que estamos a passar por lá.
Visto de cima tudo parece desabitado, é demasiado longe para se captar o que quer que seja para além de contornos e a magnificência do mar.
Em baixo as pessoas fervilham numa vida frenética, como as formigas no seu leva e traz, só que de cima não se vê nada; nem a cor, nem a religião, se estão em crise ou em abastança, é tipo GPS, que indica as ruas, mas nada do que lá se passa…
Quando se voa está-se isolado do mundo, trata-se de uma interrupção que só se restabelece quando chegamos à sala de desembarque no destino.
Só no ar se vive essa sensação, não é o nosso meio, somos uma espécie de intrusos num espaço que não nos é familiar. O mar e a terra fazem parte de nós, o ar não, tem muito de Universo, de mítico, de Deus e de outros residentes para além de nós, tem o fascínio e o medo do desconhecido. Quem viaja, preocupa-se a sério com a manutenção nos aviões e os detalhes que inspirem desconfiança.
Num avião há sempre tensão latente, no levantar, no aterrar, na turbulência e em tudo aquilo que põe a nu a nossa completa incapacidade perante o imprevisto.
Há valentes em pé firme, que no ar tremem e rezam.
O ar não é do homem, ainda que por lá se mostre, o ar é do Supremo e por isso impõe respeito e temor.
O ar (espaço) é o que liga o Universo, os aviões são táxis de pequenos percursos, mas que mesmo assim nos ajudam a compreender que não passamos de microorganismos numa imensidão absoluta.

Sem comentários:

Enviar um comentário